EFI - TEM QUE ALONGAR!!


Para trazer banefícios à saúde, antes de iniciar exercícios é essencial aquecer o corpo.



O esporte é uma das alternativas para quem busca aliviar o estresse do dia-a-dia, manter uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida. Mas atenção: para garantir esses benefícios não basta apenas realizar uma atividade. É preciso estar atento aos cuidados que antecedem essa prática. Nesse caso, o alongamento e o aquecimento são fundamentais.

É preciso preparar o organismo para a atividade que está por vir. A prática de esportes repentina quebra o equilíbrio do corpo. Uma mudança brusca no estado do organismo pode ocasionar lesões em músculos, ligamentos e tendões, entre outras conseqüências. Por isso, tanto quem pratica esportes constantemente quanto quem leva uma vida sedentária precisa alongar e aquecer o corpo cada vez que realizar uma atividade.

O primeiro passo é o estiramento dos músculos. O ideal que esse pré-aquecimento leve de três a cinco minutos, sendo que, em cada posição, o indivíduo deverá permanecer por, no mínimo, 20 segundos. Essa necessidade existe porque, quando realizamos uma atividade, o exercício promove o encurtamento das fibras musculares e diminui a flexibilidade.

A conseqüência disso é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas em ossos e músculos. Com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias causadas pela prática de esportes, prevenindo o desenvolvimento desses problemas. Após o término do exercício, o alongamento também é essencial. O estiramento da musculatura induz ao relaxamento do corpo, além de melhorar a postura e a circulação.

Após alongar o corpo, há ainda outro cuidado importante que não pode ser deixado de lado: o aquecimento. Com o aumento da temperatura corporal, há também um aumento da força muscular. Isso ocorre porque a freqüência com que o sangue libera oxigênio para os músculos é maior. Além disso, o aquecimento também altera a freqüência cardíaca, preparando o coração para suportar o exercício.

Cada esporte exige um tipo de aquecimento específico. Portanto, na hora de realizar uma atividade, o ideal é consultar um educador físico. Ele indicará uma preparação adequada de acordo com as características individuais do esporte e garantirá os benefícios para a saúde.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Fernando disse...

Gostei muito do blog.
Continuem nos mantendo atualizados!

Paula disse...

Gostei muito!

Postar um comentário