NUTRI - Feijão Branco


O feijão branco é um feijão pequeno, do tamanho de uma ervilha, de cor branco-creme e sempre presente no prato dos brasileiros. São feijões de sabor suave, densos e macios. Tal como outros feijões comuns, o feijão branco é uma das 13 mil espécies da família das leguminosas, ou plantas que produzem vagens comestíveis. Misturado com cereais integrais, como o arroz, o feijão branco, no que respeita à nutrição, proporciona proteínas de alta qualidade, virtualmente sem gordura.

O feijão virou a nova sensação do momento após um programa de televisão falar do benefício de sua farinha. Os feijões, principalmente o branco, são ricos em uma proteína chamada faseolamina. Essa substância é um “bloqueador de amido”, pois inibe uma enzima responsável pela quebra de carboidratos, causando inibição da digestão e da absorção do amido. Portanto, ela podem promover a perda de peso, interferindo na quebra de carboidratos complexos, reduzindo, ou pelo menos retardando, a disponibilidade de calorias de carboidratos digeridos.

 Universidade da Califórnia, em Los Angeles, desenvolveu um estudo com 50 adultos obesos que tinham um dieta saudável. Metade recebeu farinha do feijão antes das refeições e a outra parte, sem saber, recebeu farinha sem efeito. Depois de oito semanas, quem ingeriu o extrato de feijão branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os que receberam só o placebo.
Indica-se o uso do feijão branco cru na forma de farinha, já que a faseolamina é uma proteína e pode sofrer desnaturação se aquecida. Para obter a farinha basta lavar e secar o feijão, bater no liquidificador, peneirar e conservar na geladeira. Para evitar acidentes, é aconselhável que colocar no máximo 250 g de feijão, por vez, no liquidificador (meio pacote).

A quantidade diária recomendada da farinha é de 1 colher de chá rasa, que pode ser acrescentada na comida ou dissolvida em um copo de
água, meia hora antes de uma refeição rica em carboidrato. É necessário cuidado, pois se ingerida em excesso, ou seja, mais de 1g/dia, a ingestão de faseolamina pode causar diarreia, náusea e outros efeitos intestinais, pois os carboidratos não digeridos podem ser fermentados por bactérias intestinais, produzindo gases. 
Benefícios para a Saúde

● Doenças da Pele
● Colesterol
● Prisão de Ventre
● Afecções do Cólon
● Hipertensão Arterial
● Anemias e Convalescenças
● Acção Favorável sobre os Folículos Capilares

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário