NUTRI - Os benefícios da SOJA

A soja é uma pequena maravilha do reino vegetal, proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis e cujo feijão também é conhecido como "grão milagroso".

Estudos demonstram que, além de possuir alto valor nutricional, a soja auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Veja como ela pode agir em nosso corpo:
Alimentação natural é... mais saúde!
  • Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.
  • Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.
  • Ossos: os fitoestrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.
  • Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
O efeito anticarcinogênico da soja é atribuído aos inibidores da protease, porém as isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anticarcinogênicos da soja. Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. O teor de isoflavonas varia segundo a cor da soja, a parte morfológica da mesma (cotilédone, hipocotilédone e casca), a variedade (fatores genéticos) e as condições ambientais de cultivo (temperatura, umidade e solo).

Fontes:
1. Dr. João Roberto D. Azevedo
2. Korea Research Institute of Bioscience and Biotechnology (KRIBB), Dong Koo YIM
3. Departamento de Tocoginecologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, Kyung Koo HAN, Manoel Baptista C. GIRÃO, Edmund Chada BACARAT
4. Departamento de Engenharia de Alimentos, FEA, UNICAMP, Cristiane Vieira FERREIRA
 
 
 

ALMÔNDEGAS DE SOJA
Ingredientes - Massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) de resíduo de soja
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sopa) de cebola picada
sal (a gosto)
óleo de soja (fritura das almôndegas)

Ingredientes - Molho:
1 xícara (chá) de tomates picados sem sementes
2 colheres (sopa) de extrato de tomates
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
3 colheres (sopa) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de água
sal, alho e pimenta (a gosto)

Preparo - Massa:
Em um recipiente pequeno (bacia) misturar os ingredientes da massa, formar os bolinhos e, fritar em óleo quente.
Após a fritura, deixar as almôndegas sobre folha de papel absorvente.

Preparo - Molho:
Refogar em óleo quente o alho, a cebola e o tomate, mexendo sempre. Acrescentar o extrato de tomate, o sal e a água. Tampar a panela, abaixando o fogo após a fervura. Cozinhar por cinco minutos. Desligar o fogo e adicionar o cheiro verde. Arrumar as almôndegas em uma travessa e cobri-las com o molho. Servir em seguida.

Ps: Façam essa receita, vocês irão gostar! Bom apetite. . .
Mega beijos e ótimo final de semana pra todos...
Obrigada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário