NUTRI - Faça as Pazes com o Triglicérides


FAÇA AS PAZES COM OS NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES

Início de ano, momento de estabelecer novas metas e também hora de fazer um check-up. Exame em mãos e está lá: triglicerídeos elevados, e agora?
Triglicerídeos são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas por meio dos alimentos. São formas de armazenamento energético no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e muscular.
Assim como as frações HDL e LDL-colesterol, os triglicerídeos, quando em níveis alterados no sangue, podem ser prejudiciais à saúde.
Pode-se constatar que níveis elevados de triglicerídeos na corrente sanguínea possuem relação direta com o desenvolvimento de doenças do coração.
Para aqueles que encontram-se acima do peso, o primeiro passo é eliminar o que está em excesso. Para isto, diminua o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, evite o exagero na ingestão de carboidratos simples, tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e evite o consumo de bebida alcoólica, entre outros. Estas são sempre ótimas atitudes.
Abaixo vão alguns itens a serem evitados e outros que devem ter preferência no cardápio, segundo a III Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e a Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
EVITE OU CONSUMA COM MODERAÇÃO

1. Doces em geral;
2. Manteiga, margarina e banha de porco;
3. Frituras em geral;
4. Massas em demasia;
5. Carnes gordas (com gordura aparente) ou preparadas altamente calóricas;
6. Laticínios integrais (leite e iogurte) e os queijos amarelos;
7. Bebidas alcoólicas e refrigerantes;
8. Produtos industrializados em geral.

DÊ PREFERÊNCIA
1. Alimentos naturais, frutas, verduras, legumes e cereais integrais;
2. Preparações menos calóricas (assar, grelhar ou cozer);
3. Óleos vegetais e azeite de oliva;
4. Carboidratos integrais (pães, arroz, aveia, trigo);
5. Carnes magras;
6. Laticínios desnatados (leite e iogurte) e queijos brancos.

Os equilíbrios alimentar e emocional, quando relacionados à prática regular de atividade física, beneficiam o corpo além de auxiliarem na manutenção da saúde.
Priorize a qualidade de vida e saiba cuidar-se.
Tudo começa com boas escolhas e mudança de hábitos.


fonte: artigo.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Exercícios aeróbicos aumentam a resistência do corpo


Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar ou realizar outras atividades aeróbicas é essencial para garantir boa forma e saúde. Esses exercícios aceleram o metabolismo contribuindo para o emagrecimento e melhoram o condicionamento físico, fazendo com que ações cotidianas como subir escadas, correr até o banco e carregar sacolas de supermercado sejam realizadas com menos esforço. Além disso, diminuem a chance de doenças cardiovasculares e aumentam a expectativa de vida. Por isso, pessoas de todas as idades devem incluir exercícios aeróbicos em seus treinos levando em consideração, claro, seu preparo físico.
Antes de começar qualquer tipo de atividade faça uma avaliação física e procure um profissional de educação física para obter uma orientação sobre as opções mais adequadas para você e os limites que deve respeitar. Providenciar roupas confortáveis para a prática de exercícios e uma garrafa de água para manter o corpo hidratado também são essenciais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CORPO E FACE oferece a você . . .




Para o tratamento ficar COMPLETO, já agende sua consulta nutricional
na Clínica Corpo e Face com a Nutricionista Llabila Vaz.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FONO - 10 erros cometidos em uma entrevista de emprego




Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com a procura por emprego maior do que a oferta, o que não faltam são exigências na hora de uma empresa admitir um novo funcionário. Um currículo focado, que esteja alinhado com a vaga oferecida é um fator essencial para chegar até a segunda etapa: a da entrevista. Só que é nessa hora que muita gente deixa a vaga a escarpar.
"Detalhes simples, como a maneira de se expressar e de se vestir, podem garantir ou eliminar as chances de contratação do candidato mesmo que ele tenha um currículo invejável", explica a consultora de Rh Maria Estela Souza, da empresa RP1, em São Paulo.
A velha máxima de que a primeira impressão continua valendo e faz a diferença, sim, na hora da contratação. "No processo de seleção, não deve existir preconceito, mas, dependendo do ambiente de trabalho, um visual clássico passará mais segurança do que um estilo mais despojado, por exemplo", diz a consultora. Isso porque, os empregadores estão cada vez mais rigorosos e cautelosos em suas escolhas.
"Uma contratação errada implica em tempo perdido, custos, impacto na produtividade e dor de cabeça para uma empresa". Abaixo, especialistas listam os 10 maiores deslizes que pode-se cometer durante uma entrevista de emprego e a maneira correta de agir para conquistar aquela vaga.

Raio x do candidato

1- Cabelos
Erros: fios bagunçados, com cores exóticas ou cortes radicais. "Se você tiver o cabelo cor-de-rosa pink, por exemplo, ou um topete gigantesco, mas estiver muito bem penteado, pode até passar, mas não é a melhor maneira de comparecer a entrevista", explica Maria Estela.
Acerto: cabelos curtos e bem penteados em cores discretas. "o ideal é exibir um penteado e um corte que não chamem muito a atenção". "Cuidados com aparência não tem a ver com estilo, e sim com higiene e educação. Mesmo com um visual mais radical, é possível se mostrar com discrição e seriedade". 
2-Unhas Erros: grandes demais, sujas e com aparência de relaxo. "Suas unhas sinalizam o cuidado que você tem consigo mesmo. Se não estiverem limpas ou o esmalte estiver descascado, deixam a impressão de que você não está tão preocupado com a entrevista", explica Maria Estela.
Para a psicóloga Thais Soares e analista de Rh do Grupo Seres, a aparência das unhas são um quesito ainda mais importante, dependendo da função que o candidato irá ocupar. "Se a vaga é para um auxiliar de produção ou de cozinha, a exigência é inquestionável", explica.
Acertos: unhas limpas e bem cortadas. O esmalte deve ter tons discretos, sem serem vibrantes, e jamais deve estar borrado ou descascando.
3- Guarda-roupa
Erros: vestir decotes, roupas curtas e justas, cores extravagantes, camisas e ternos muito amassados ou sujos. ?Em ambiente de trabalho, uma roupa mais sensual pode chamar mais a atenção do que a competência do candidato e isso pode trazer falatório e problemas futuros?, explica Maria Estela.
"Enquanto roupas sujas e amassadas deixam a impressão de relaxo.? E, quando o assunto são as cores, é melhor não exagerar. Se por um lado dão mais leveza a pessoa, quando são alegres e vibrantes, por outro, podem tirar a seriedade da ocasião", diz.
O uso do traje social nem sempre é necessário, principalmente se a vaga não fizer esta exigência. "Cada vaga exige um perfil e o candidato tem que estar de acordo com ela, porém, você pode usar um esporte chique ou só o esporte, sem parecer relaxado", explica a analista do Grupo Seres.
Acertos: opte por peças discretas, sociais, confortáveis e com tons neutros. "Fique atento ao aspecto visual da roupa e deixe tudo passado e limpo para não causar má impressão", diz Thais. Os sapatos também são foco. Eles devem estar limpos, preservados e não serem chamativos. Mulheres, deixem os saltos altos e finos em casa.
4- Tatuagens e piercings
Erros: deixá-los `a mostra sem nenhum tipo de cuidado com a imagem que se deseja passar na entrevista: "Não podemos exigir que o candidato tenha o estilo careta, mas não dá para chegar na entrevista com um piercing superextravagante", explica Maria Estela.
Acertos: retire os piercings que estejam em lugares muito evidentes (boca, nariz, língua) e que não sejam discretos, além de cobrir partes do corpo tatuadas, que podem que comprometer sua aparência.
5- A conversa
Erros: evite os extremos. Tagarelice ou timidez em excesso não são bem-vindas. "Em geral, pessoas que falam demais querem tentar provar para si mesmas que são capazes do que estão afirmando. Já quem fala de menos, pode deixar de passar alguma informação importante e decisiva para a contratação", explica a consultora da RP1.
Acertos: encontre o equilíbrio. "O certo é responder o que te perguntam de forma clara e objetiva, salientando como pode contribuir para a empresa. Divagar sobre si próprio ou falar somente o básico pode prejudicar seu desempenho", explica.
6-Detalhes da vaga Erros: muitos candidatos, por necessidade ou ansiedade, questionam o entrevistador sobre salário e benefícios logo no início da conversa. "Quando o candidato vai direto ao ponto parece que ele não está interessado na oportunidade ou em ser um bom profissional, mas somente nos valores", diz Maria Estela.
Acertos: aguarde o entrevistador abrir os detalhes da vaga. Se não ficar claro, pergunte. "O candidato pode e deve perguntar sobre a vaga e isso até demonstra interesse pela vaga e pela empresa, porém, as perguntas devem soar como dúvidas e, em momentos oportunos, e não podem, em hipótese alguma, parecer cobranças", explica Thais.
7- Assassinando a gramática
Erros: quando se está à procura de um emprego, é preciso dedicação. Não dá para ir à entrevista sem se preparar: "Cada vaga exige um perfil, mas é importante mostrar-se bem informado e disposto a aprender. Erros banais de língua portuguesa e falta de disposição são decisivos na hora da contratação", afirma Maria Estela.
Acertos: "o candidato precisa se adaptar a vaga que procura. Hoje em dia, o nível de instrução exigido é muito maior. O ideal é se informar sobre conhecimentos gerais e sobre o ramo da empresa. Além disso, assumir quando não sabe algo, mas mostrando interesse em aprender, é uma característica positiva".
A dica da analista de Rh Thais Soares é que o candidato fique atento a possíveis deslizes. "Se perceber que errou em algum momento, volte e se corrija de maneira educada, sem interromper o entrevistador", diz. 
8- Flagrado na mentira
Erros: jamais minta no seu currículo ou na entrevista sobre suas qualificações. "Muitas empresas colocam o candidato em teste prático logo na hora da dinâmica", alerta a consultora.
Acertos: exponha qualificações que você terá como comprovar, se for contratado. Faça sua apresentação de forma clara, convencendo o entrevistador de que você é o melhor candidato para a vaga. 
9-Postura desleixada
Erros: postura desengonçada, ombros caídos, voz trêmula, cotovelos na mesa, olhar disperso e mãos no rosto, em posição de tédio. "O candidato deve mostrar-se sempre confiante. Ficar corcunda, falando baixinho e com cara de medo não dá emprego para ninguém", explica Maria Estela.
Acertos: passe segurança para que o entrevistador visualize você na função da vaga. "Mantenha a postura ereta e firme, voz em tom natural e braços soltos, olhando sempre para o entrevistador", diz Maria Estela.
10-Atrasos
Erros: não chegar na hora combinada para a entrevista denota falta de dedicação e comprometimento com a ocasião. "Imprevistos acontecem, mas o entrevistado deve ser avisado", explica a consultora da RP1.
Acertos: compareça com 15 minutos, ao menos, de antecedência e informe-se se está no lugar certo. Isso evitará transtornos e nervosismo na hora da entrevista.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - BENEFÍCIOS do Suco Cranberry – Jux


Ardência ao urinar, necessidade freqüente de ir ao banheiro, dor na parte inferior do abdome… A série de incômodos provocada pela cistite (inflamação na bexiga) tem na bactéria Escherichia coli seu inimigo número 1. Ela é responsável por 90% dos casos dessa doença. Segundo as pesquisas, porém, sua atividade fica bastante reduzida em mulheres que tomam duas doses diárias do suco de cranberry, cada uma com 250 mililitros.
Esse resultado costuma ser atribuído às características anti-sépticas da pequenina fruta: por elevar a acidez da urina, ela dificulta a proliferação bacteriana, a grande vilã das infecções urinárias. Mas a ação do cranberry vai além. O segredo está em uma substância chamada antocianidina. “Descobriu-se que ela possui um fator antiaderente”, explica a farmacêutica Cláudia Souza, do Rio de Janeiro. Ou seja: impede que esses bichinhos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem por ali.
Enquanto nas zonas temperadas do globo o cranberry dá como chuchu, no Brasil quase ninguém ouviu falar dele. O suco também é artigo raro nas prateleiras das lojas especializadas em importados. Restam-nos os chás e as pastilhas - fáceis de tomar e de conservar.
Outros benefícios
Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção dos pesquisadores. “A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas”, diz o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a arterosclerose.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Alongamento: Seis dicas para fazer da forma correta

 
1- Alongue antes da musculação ou do treino aeróbico

Muita gente aprendeu que o alongamento deve ser realizado após as atividades físicas, mas não precisa ser sempre assim. Se os exercícios físicos forem intensos, o melhor é descansar em seguida, deixando de lado, inclusive o alongamento

O alongamento antes da musculação ou dos exercícios aeróbicos é recomendado como forma de preparar o corpo para movimentos mais amplos e também funciona como aquecimento. 

2- Comece a alongar antes de dormir

Um dos melhores momentos para fazer alongamento é minutos antes da hora de dormir. Os movimentos devem ser executados de forma passiva e tranquila. A execução dos movimentos para alongar é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e de ter um sono de maior qualidade.

3- Invista na aula de alongamento

Há tempos o alongamento é considerado uma modalidade e ganhou status de aula na academia. A aula usa exercícios que envolvem a mobilidade das articulações, aumentando a flexibilidade. Ela pode durar entre 30 minutos e uma hora.
As técnicas para alongar variam muito, podendo ser movimentos em que você mantém a posição por cinco ou dez segundos ou movimentos em que você fica entre dez e 40 segundos mantendo a posição, depois retorna a posição inicial.  

4- Respire direito e cuidado com a coluna enquanto alonga

A respiração é um fator importante para oxigenação do corpo enquanto você executa os movimentos. O ideal é expirar durante o movimento de alongamento, pois isso ajuda a relaxar.

5- Comece pelos músculos primários! 

Existe uma ordem que deve ser respeitada para atingir melhores resultados. Sempre comece pelos músculos primários (eles não têm esse nome à toa!), pois eles são os que participam mais intensamente da execução dos movimentos. Eles compreendem toda a musculatura superior das costas, peitoral, posterior das coxas e glúteos. Em seguida, movimente os músculos secundários, aqueles que auxiliam na movimentação, como bíceps e os músculos que envolvem os dedos e as mãos.

6- Não trabalhe a flexibilidade sem auxílio profissional 

O primeiro erro de quem vai alongar é trabalhar a sua flexibilidade sem nem um tipo de avaliação profissional. Além disso, o acompanhamento de um profissional para ensinar e auxiliar a execução dos exercícios é primordial. Depois que você já souber o passo a passo, pode repetir os movimentos em casa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FONO - Poluição Sonora


QUANDO E COMO OCORRE . . .
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:
· Insônia (dificuldade de dormir);
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

Recomendações importantes:
Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.


Curiosidade:
Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis)
- torneira gotejando (20 db)
- música baixa (40 db)
- conversa tranqüila (40-50 db)
- restaurante com movimento (70 db)
- secador de cabelo (90 db)
- caminhão (100 db)
- britadeira (110 db)
- buzina de automóvel (110 db)
- turbina de avião (130 db)
- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)
- tiro de arma de fogo próximo (140 db)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Você sabe higienizar bem os alimentos?


Você é do tipo que não higieniza os alimentos com água sanitária porque sua avó, sua tia ou sua mãe falou que isso é errado e que você iria morrer se colocasse isso na verdura/legumes/frutas? E que a melhor solução para matar QUALQUER "bixinho" é o vinagre!? (BOMBAAAA!) Então, eu já passei por isso e ainda continuo passando.
Entretanto, hoje resolvi abordar aqui no blog esse assunto que é de extrema importância para você. Afinal, mesmo que você não cozinhe em casa ou em qualquer outro lugar, você pode passar essas informação de extrema importância para as pessoas de seu meio social.

As frutas, legumes e verduras são alimentos fundamentais para nossa saúde já que fornecem vitaminas, minerais e fibras. Porém, estes alimentos devem ser muito bem higienizados para que não causem nenhum prejuízo ao nosso corpo.
Portanto, siga os passos abaixo e elimine bactérias e parasitas destes alimentos:
a) Em um local limpo lave as frutas e os vegetais um a um retirando sujeiras e eliminando as partes estragadas;
b) Coloque todos estes produtos em uma bacia limpa com uma solução que contenha cloro de concentração entre 100 e 200 ppm (pode ser 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% para 1 litro de água) por 15 minutos. É importante verificar se a água sanitária que você está adquirindo pode ser utilizada em alimentos. Verifique sempre essa informação no rótulo;
c) Enxágüe bem os alimentos com água tratada para retirar os resíduos.

ATENÇÃO: Vinagre não mata microrganismos! Portanto, não é correto utilizá-lo para higienizar alimentos.

Os mitos devem ser desvendados com o passar do tempo!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Especialista alerta: é hora de consumir alimentos mais integrais

Quando os carboidratos são ingeridos na forma de grãos integrais, o estímulo à produção de insulina é muito menor, o que diminui o risco de se desenvolver o diabetes.


Se há muito tempo os cereais e os grãos, em geral, vêm sendo considerados importantes na nossa alimentação, hoje os especialistas cada vez mais recomendam que se dê preferência aos integrais.

“O consumo de grãos integrais, desde que adequadamente preparados, é importante, porque o consumo de grãos permite absorção de alguns nutrientes de forma mais adequada. Por exemplo, carboidratos são absorvidos mais lentamente, assim como alguns minerais são afetados por esse processo todo de digestão mais lenta do carboidrato. Com isso, você tem uma alimentação um pouco melhor e um pouco mais adequada”, explica José Gomes Arêas, doutor em ciência dos alimentos pela Universidade de São Paulo (USP).

Ao todo, 50% da quantidade de calorias que nosso corpo precisa devem ser compostos de carboidratos. Quando eles são ingeridos na forma de grãos integrais, o estímulo à produção de insulina no nosso organismo é muito menor. O que é benéfico, pois, quanto mais insulina nosso pâncreas produz, maior é o risco de se desenvolver o diabetes.

“Foi uma evolução da vida moderna começar a trocar esses grãos pelas farinhas e pelos alimentos mais processados. Agora, se vê a consequência e se preconiza uma volta a produtos um pouco mais integrais. Não é erro, porque todas as vezes que aconteceram mudanças na alimentação elas resultaram em uma maior longevidade para as pessoas”, ressalta José Gomes Arêas.

“As pessoas passaram a ter mais energia para a sobrevivência e começaram a crescer melhor. Então, a saúde foi melhorada no primeiro aspecto. Agora, com essa longevidade que a humanidade atingiu, doenças que antes não existiam passaram a ocorrer. E um pouco dessas doenças é agravado principalmente pelo consumo dos produtos muitos purificados“, declara o doutor em ciência dos alimentos pela USP.

“É hora de olhar para trás e voltar a consumir coisas um pouco mais integrais. Integral não quer dizer cru, não necessariamente, porque muitos alimentos crus, mesmo sendo integrais, podem ter componentes que são até tóxicos ou que influem negativamente no seu metabolismo. O caso do feijão é bastante conhecido. O feijão precisa ser cozido por um tempo razoável para poder se inibir todos esses componentes que a gente chama de antinutricionais”, afirma o doutor José Gomes Arêas.


Portanto, vamos começar a mudar nossos hábitos alimentares em
 prol de uma saúde MELHOR!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS