NUTRI - Especialista alerta: é hora de consumir alimentos mais integrais

Quando os carboidratos são ingeridos na forma de grãos integrais, o estímulo à produção de insulina é muito menor, o que diminui o risco de se desenvolver o diabetes.


Se há muito tempo os cereais e os grãos, em geral, vêm sendo considerados importantes na nossa alimentação, hoje os especialistas cada vez mais recomendam que se dê preferência aos integrais.

“O consumo de grãos integrais, desde que adequadamente preparados, é importante, porque o consumo de grãos permite absorção de alguns nutrientes de forma mais adequada. Por exemplo, carboidratos são absorvidos mais lentamente, assim como alguns minerais são afetados por esse processo todo de digestão mais lenta do carboidrato. Com isso, você tem uma alimentação um pouco melhor e um pouco mais adequada”, explica José Gomes Arêas, doutor em ciência dos alimentos pela Universidade de São Paulo (USP).

Ao todo, 50% da quantidade de calorias que nosso corpo precisa devem ser compostos de carboidratos. Quando eles são ingeridos na forma de grãos integrais, o estímulo à produção de insulina no nosso organismo é muito menor. O que é benéfico, pois, quanto mais insulina nosso pâncreas produz, maior é o risco de se desenvolver o diabetes.

“Foi uma evolução da vida moderna começar a trocar esses grãos pelas farinhas e pelos alimentos mais processados. Agora, se vê a consequência e se preconiza uma volta a produtos um pouco mais integrais. Não é erro, porque todas as vezes que aconteceram mudanças na alimentação elas resultaram em uma maior longevidade para as pessoas”, ressalta José Gomes Arêas.

“As pessoas passaram a ter mais energia para a sobrevivência e começaram a crescer melhor. Então, a saúde foi melhorada no primeiro aspecto. Agora, com essa longevidade que a humanidade atingiu, doenças que antes não existiam passaram a ocorrer. E um pouco dessas doenças é agravado principalmente pelo consumo dos produtos muitos purificados“, declara o doutor em ciência dos alimentos pela USP.

“É hora de olhar para trás e voltar a consumir coisas um pouco mais integrais. Integral não quer dizer cru, não necessariamente, porque muitos alimentos crus, mesmo sendo integrais, podem ter componentes que são até tóxicos ou que influem negativamente no seu metabolismo. O caso do feijão é bastante conhecido. O feijão precisa ser cozido por um tempo razoável para poder se inibir todos esses componentes que a gente chama de antinutricionais”, afirma o doutor José Gomes Arêas.


Portanto, vamos começar a mudar nossos hábitos alimentares em
 prol de uma saúde MELHOR!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário