NUTRI - Você sabe higienizar bem os alimentos?


Você é do tipo que não higieniza os alimentos com água sanitária porque sua avó, sua tia ou sua mãe falou que isso é errado e que você iria morrer se colocasse isso na verdura/legumes/frutas? E que a melhor solução para matar QUALQUER "bixinho" é o vinagre!? (BOMBAAAA!) Então, eu já passei por isso e ainda continuo passando.
Entretanto, hoje resolvi abordar aqui no blog esse assunto que é de extrema importância para você. Afinal, mesmo que você não cozinhe em casa ou em qualquer outro lugar, você pode passar essas informação de extrema importância para as pessoas de seu meio social.

As frutas, legumes e verduras são alimentos fundamentais para nossa saúde já que fornecem vitaminas, minerais e fibras. Porém, estes alimentos devem ser muito bem higienizados para que não causem nenhum prejuízo ao nosso corpo.
Portanto, siga os passos abaixo e elimine bactérias e parasitas destes alimentos:
a) Em um local limpo lave as frutas e os vegetais um a um retirando sujeiras e eliminando as partes estragadas;
b) Coloque todos estes produtos em uma bacia limpa com uma solução que contenha cloro de concentração entre 100 e 200 ppm (pode ser 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% para 1 litro de água) por 15 minutos. É importante verificar se a água sanitária que você está adquirindo pode ser utilizada em alimentos. Verifique sempre essa informação no rótulo;
c) Enxágüe bem os alimentos com água tratada para retirar os resíduos.

ATENÇÃO: Vinagre não mata microrganismos! Portanto, não é correto utilizá-lo para higienizar alimentos.

Os mitos devem ser desvendados com o passar do tempo!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Pablo Gomes disse...

A água sanitária eliminaria os excessos de fertilizantes e outros agrotóxicos também ou ainda seria necessário lavá-los com sabão/detergente (preferencialemente biodegradáveis)???

Postar um comentário