RÓTULOS DOS ALIMENTOS


De acordo com a legislação, o rótulo dos alimentos deve conter 14 componentes obrigatórios: calorias totais, calorias provenientes das gorduras, gordura total, gordura saturada, colesterol, sódio, carboidratos totais, fibras alimentares, açúcares, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro.
Os demais nutrientes (vitaminas e minerais) devem ser citados se fizerem parte da composição do alimento, caracterizando fonte nutricional importantes.
A seguir, segue a relação dos nutrientes, suas funções e quantidades a serem ingeridas.

1. CALORIAS
A unidade padrão para medida de energia é a caloria, que é a quantidade térmica requerida para elevar 1ml de água a uma temperatura de 1ºC. Na alimentação, a caloria é a medida que demonstra a quantidade de energia fornecida através dos alimentos. As calorias são obtidas através da ingestão de três nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Esses apresentam as seguintes proporções calóricas:
Cada grama de carboidrato fornece 4 calorias.
Cada grama de proteína fornece 4 calorias.
Cada grama de gordura fornece 9 calorias.
O FDA fixou a recomendação diária de 2000 calorias.

2. PROTEÍNAS
Este nutriente é necessário para formação e reparação dos tecidos do corpo.
Fontes: carnes, ovos, feijões, leite e derivados.
A recomendação diária é 50g ou 10% das calorias.

3. GORDURAS
Este nutriente é responsável pelo fornecimento de energia, síntese de hormônios e transporte de vitaminas lipossolúveis. No entanto, apesar da importância, seu excesso pode contribuir para o aparecimento de obesidade e doenças do coração, podendo até levar a morte. Fontes: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos.
Uma pequena quantidade de gordura é necessária (30% do total das calorias ingeridas), por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas.
A recomendação diária é de 30% das calorias ou 65g por dia.

4. GORDURAS SATURADAS
As gorduras são divididas em dois grupos, de acordo com a presença de ligações duplas em sua cadeia: saturadas ou insaturadas. As saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como ovos, carnes e leite, são as que, ingeridas em excesso, são mais prejudiciais ao organismo, podendo se depositar nas artérias e formar placas que podem impedir a passagem de oxigênio.
A recomendação diária é 10% das calorias ou 20g por dia.

5. COLESTEROL
O colesterol é um ácido graxo, ou seja, uma gordura, classificado como esterol. Tem funções importantes no organismo, como para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D, membrana celulares e bainha dos nervos. O fígado produz 1 grama de colesterol por dia, que é a quantidade suficiente de que o corpo necessita. Porém, com o consumo de produtos de origem animal, essa quantidade é aumentada, e um exagero nesse aumento pode gerar o aparecimento de doenças no coração.
A recomendação diária é 300mg.

6. CARBOIDRATOS
Os carboidratos no organismo constituem a principal fonte de energia, é indispensável para a manutenção da integridade funcional do tecido nervoso, e sob circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro. Exemplo: pães, arroz, massas.
A recomendação diária é no mínimo 300g ou 60% das calorias.

7. FIBRASEsses nutrientes ajudam a regular e normalizar o funcionamento do intestino e reduzem os níveis de colesterol no sangue. Este nutriente está presente nas frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
A recomendação diária é 25g.

8. CÁLCIO
Esse mineral é responsável pela formação óssea e de dentes, manutenção no desgaste ósseo, contração muscular e impulsos nervosos. São fontes principais desse mineral o leite e todos os seus derivados.
Recomendação diária é 800mg.

9. FERRO
O ferro é importante no transporte de oxigênio e formação da hemoglobina, além de estar envolvido no sistema imunológico. São fontes de ferro: carnes, feijões e folhas verdes.
Recomendação diária: 15mg.

10. SÓDIO
Esse mineral é o um dos principais elementos para regulação do equilíbrio do corpo. Regula o volume do sangue, e consequentemente a pressão que o sangue faz nas artérias; regula também o balanço de água e eletrólitos no sangue, e ainda atua nas funções dos nervos e músculos. O excesso de sódio, que é proveniente de excessos alimentares pode causar hipertensão. Esse mineral está presente em maior quantidade em alimentos que levam sal em sua composição.
Recomendação diária: 2400m.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Zinco e o Sistema Imunológico


O Zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no nosso organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios, é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.

Zinco e Sistema Imunológico

O zinco é necessário para a diferenciação das células do sistema imunológico, diferencia os linfócitos que percebem o invasor em células que o atacam e eliminam.
A deficiência de zinco está associada a uma maior susceptibilidade às infecções virais, uma vez que o zinco interfere na síntese das imunoglobulinas e na manutenção da função imune.

Zinco, libido, reprodução, desenvolvimento e crescimento

O zinco desempenha importante papel na reprodução, pois é necessário para ovulação, produção e maturação do esperma e fertilização. A deficiência de zinco pode levar a diminuição do desejo sexual em mulheres e impotência nos homens.
É fundamental para o adequado crescimento e desenvolvimento de crianças, sua deficiência pode acarretar diminuição da atividade motora, do desenvolvimento cognitivo e da massa óssea.

Zinco, paladar e digestão

A deficiência de zinco acarreta redução da percepção do gosto (hipogeusia), com isso ocorre redução do apetite e a ingestão alimentar será prejudicada. O zinco apresenta ainda importante ação no processo digestório, pois auxilia na produção de ácido clorídrico, além de formar várias enzimas envolvidas na digestão dos alimentos.

Zinco e distúrbios de atenção

O zinco participa da formação de uma enzima cujo desequilíbrio pode ocasionar distúrbios de atenção. Podem ser observados sintomas como: diminuição de memória, concentração e convulsões. Em casos mais graves de deficiência podem ocorrer distúrbios de comportamento.

Zinco e osteoporose

O zinco promove aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose, pois pode levar a queda significativa da massa óssea.

Zinco e diabetes

O zinco é um componente da insulina, atua como regulador da atividade da mesma. O zinco estimula a insulina a se ligar em receptores das membranas celulares, o que promove a entrada da glicose na célula.

Zinco, pele e unhas
Nutriente necessário para a cicatrização e produção de colágeno, proteína que dá sustentação a pele, está relacionado a manutenção de uma pele saudável. Sua deficiência pode ocasionar lesões na pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas. Além disso, apresenta ação antioxidante, por isso está relacionado à prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Produtos fontes de zinco:

Grão de bico e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões), semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas como a castanha do Brasil, de caju e amêndoas, gergelim e o tahine que é a pasta de gergelim prensado.


RECEITA



Salada com semente de abóbora e oleaginosas

Ingredientes

- 8 folhas de alface americana picadas, de preferência orgânica
- 2 xícaras (chá) de rúcula, de preferência orgânica
- 1 cenoura média ralada, de preferência orgânica
- 1 tomate em cubos, de preferência orgânico
- ½ manga em cubos, de preferência orgânica
- ½ xícara de semente de abóbora
- 5 amêndoas picadas, de preferência orgânicas
- 3 castanhas do Brasil picadas, de preferência orgânicas
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- sal marinho a gosto


Preparo

Misturar todos os ingredientes em uma saladeira. Temperar com azeite e sal.

Rendimento: 04 porções
Valor calórico por porção: 156 calorias

As oleaginosas (amêndoas e castanha do Brasil) são fontes de gorduras insaturadas e antioxidantes. Auxiliam no combatem ao envelhecimento precoce da pele e na prevenção de doenças do coração.
O azeite de oliva extra virgem possui alta concentração de ômega 9, gordura monoinsaturada, que auxilia no controle das taxas de colesterol.
A semente de abóbora é fonte de fibras, zinco e vitamina E, atua como vermífugo além de como vermífugo além de retardar o envelhecimento precoce.


Bom Apetite!
Fonte: Mundo Verde

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - OPORTUNIDADE


Nutricionista - Pecém
TRADIÇÃO CONTRATA PARA EMPRESA CLIENTE:


 * NUTRICIONISTA - PÉCEM

REQUISITOS:
 - Graduação completa no curso de Nutrição
 - Ter carro
 - Disponibilidade para atuar em uma unidade de refeições localizada no Pecém (não precisará residir nesta cidade)
 - Horário: 7:30 às 17:30
 - Disponibilidade de horário


ATIVIDADES:
 - Fazer cardápio
 - Ter conhecimento em gestão de pessoas
 - Conhecimentos em refeições pequenas
 - Conhecimento em vigilância alimentar e sanitária


BENEFÍCIOS:
 - Salário compatível com o mercado
 - R$ 1000,00 em ajuda de custo
 - Plano de Saúde hapvida
 - TA (R$ 44,00)
 - CTPS assinada
 - Seguro de vida


Os candidatos interessados enviar currículo para o email selecao.fortaleza@tradicao.com.br, no assunto colocar Nutricionista - Pecém.

Atcs...

Kégila Moraes
Recrutamento e Seleção
Filial FortalezaTradição - Talentos & Soluções
Fone: (85) 3115-7070/7074/ VIVO: (85) 8187-6432

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Água sempre deve acompanhar a atividade física

Alguns questionamentos são feitos sobre a rotina das atividades físicas, principalmente aquelas como a corrida que é praticada fora da academia e em ambientes abertos. O treinamento deve sofrer alterações? Que cuidados devem ser tomados? Quais os efeitos do calor sobre o organismo? 
A elevação da temperatura corpórea induzida pelo calor causa automaticamente em resposta do hipotálamo para regular a temperatura do corpo. Ele aciona um conjunto de células que servem como um tipo de "termostato", que usam a transpiração e a evaporação do suor para resfriar o corpo. A falha neste mecanismo pode resultar em distúrbios que vão desde o aparecimento das câimbras, podendo chegar, em situações extremas, ao choque térmico. 
As câimbras que são contrações involuntárias de um ou mais grupos musculares, são causadas principalmente pelo suor excessivo, que causa uma alteração no balanço hidoelétrico do corpo e no funcionamento dos músculos. Em um estágio intermediário, a desidratação pode ocasionar um mau funcionamento do sistema cardíaco, que levam a dores de cabeça, vertigem, fraqueza, náuseas e síncope. Depois disso, se o corpo continuar desidratado, pode haver um choque térmico, que se caracteriza por cefaléia, flacidez muscular e convulsão. Todo cuidado é pouco e não vale à pena arriscar. 
Para algumas atividades físicas em ambiente aberto, é necessária uma redução nos treinamentos até que ocorra uma queda na temperatura para deixar o clima ameno. Escolha horários em que não fará muito calor, como as primeiras horas do dia ou no final da tarde, pois oferecem condições climáticas que propiciam menor desgaste físico. Beber água ou outros líquidos é muito importante. É aconselhado que em intervalos de vinte a trinta minutos, o atleta faça uma pausa para se hidratar. O uso de roupas apropriadas que permitam uma boa ventilação e transpiração adequadas, favorecem o resfriamento do corpo e são mais um fator de prevenção contra a desidratação. Por fim a utilização de bonés e viseiras para proteger o rosto, além dos filtros solares para o corpo, acompanhado de correta hidratação evitam os efeitos dos raios solares sobre a pele. E sem dúvida nenhuma o respeito aos limites do organismo associado a uma pequena dose de bom senso são pontos essenciais para que o prazer de sua corrida seja mantido.
Se cuidem!!

Fonte: Beleza e Saúde

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FISIO - CUIDADO COM A POSTURA

Manter uma boa postura é essencial para se ter uma vida saudável, uma boa respiração e, além disso, evitar as dores musculares e articulares.
A má postura pode ser causa de várias lesões, que incluem músculos fracos e com pouca resistência à fadiga, restrições de movimento articular e na flexibilidade muscular, podendo em alguns casos resultar em lesão espinhal. Desvios da coluna vertebral: a lordose, a cifose e a escoliose.




É na infância que costumam aparecer os sinais iniciais de desordens posturais. Se estes sinais passarem despercebidos, no futuro eles irão se manifestar de forma mais acentuada e dolorosa. Portanto, deve-se estar atento logo aos primeiros indícios de alteração na postura da criança.
Nao deixe que crianças carreguem muito peso nas costas e nem permita que  carreguem mochila de rodinhas sempre do mesmo lado.


Para evitar síndromes dolorosas e disfunções posturais é necessário tomar alguns cuidados básicos, como: praticar atividade física com freqüência, alongar diariamente os grupos musculares encurtados, fortalecer a musculatura fraca e, sobretudo, evitar sobrecarga de tensão na coluna vertebral.
No trabalho, dê algumas pausas. Alongue antes, durante e ao final do expediente. Respire de forma lenta e suave. Se estique e alongue os músculos do pescoço, dos braços, das costas e das pernas. Não fique horas sentado, de uma levantada de tempos em tempos. Quando sentados comprimimos muito os discos intervertebrais. Organize seu espaço, de forma que você não seja obrigado a realizar muitos esforços repetitivos. Mantenha a coluna alinhada com o encosto da cadeira. Os pés devem estar encostados no chão ou em um apoio inclinado.


Evite realizar movimentos bruscos e permanecer muito tempo numa mesma postura. Para buscar um objeto no chão, dobre o quadril e os joelhos.

Na hora de dormir, coloque um travesseiro sob os joelhos para relaxar e alinhar sua coluna. Se você dorme de lado, coloque o travesseiro entre os joelhos. Ao levantar-se da cama, gire seu corpo de lado, coloque as pernas para fora da cama, apóie seu braço que está livre na cama e empurre o corpo induzindo a uma posição sentada. Desta forma, seu peso estará sendo distribuído igualmente por todas as vértebras.


 Aproveite as dicas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Limonada com Maçã Verde



É pessoal, carnaval acabou . . .
Agora, realmente iniciou o ano, de verdade!! rs...
E para iniciarmos o ano com o pé direito e com a saúde pra lá de boa, vou deixar para vocês seguidores uma receitinha do SUCO DE LIMÃO COM MAÇÃ VERDE!! Genteeee, vale a pena fazer, é mega bom!!
Além do alto índice de vitamina C que consta nessa mistura...
Pensa comigo, além de bonito, é saboroso, saudável e super hidrata...
Após esses 4 dias de descanço, festas, bebidas, comidas engorduradas, etc e tal, o corpo precisa passar por uma desintoxicação, concordam comigo?
Lá vai a receita:



 Limonada com maçã verde
Ingredientes:
  • Suco de 2 limões
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 maçã verde com casca cortada em pedaços
  • 3 talos de capim limão picados
  • Açúcar ou adoçante, se necessário
  • Rodelas de limão e maçã picadinha para enfeitar
Modo de preparo:
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Coloque na jarra e enfeite com rodelas de limão e maçã picadinha.
  • Sirva em seguida e bem gelado.
Rendimento: 4 copos

Espero que gostem da dica!!
Muita saúde, sempre.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Benefícios da Atividade Física

    Nosso corpo está em constante movimento. Quando você o deixa parado, ele funciona mais devagar e acaba acumulando energia. Essa é uma das principais causas da obesidade, hipertensão e diabetes.
    Se você está disposto a manter um corpo saudável, um dos primeiros passos é a prática de atividade física. Apenas 30 minutos por dia, que podem ser divididos em três momentos de 10 minutos, melhoram o humor, proporcionam equilíbrio e bem-estar, aumentam a autoestima e otimizam o desempenho no trabalho. Se praticada regularmente e com cuidado, a atividade física é capaz até de prolongar os anos de vida.
    E quando se fala em atividade física, considere não apenas exercícios feitos na academia, mas também passear com o cachorro, subir e descer escadas, fazer compras a pé, dançar, correr com os amigos, entre outras atividades da vida diária.
     Portanto, a prática de atividades físicas pode ser facilmente introduzida na sua rotina. Você não precisa de muito tempo para se tornar fisicamente ativo. Anime-se!
     Confira os benefícios que você pode obter com a inclusão da atividade física no seu dia a dia:
Fortalecimento do sistema imunológico.
Melhoria da qualidade do sono e maior grau de relaxamento.
Redução de gordura corporal e ajuda no controle do peso corporal.
Diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (colesterol bom).
Ajuda na preservação da massa óssea e na função dos músculos e articulações.
Prevenção e redução dos efeitos de doenças como osteoporose, deficiências respiratórias e problemas circulatórios.
Sensação de paz e tranquilidade proporcionada pela liberação de endorfina, substância ligada à gênese do bem-estar e do prazer.
Redução do estresse e da ansiedade devido à produção de endorfina, também considerada um analgésico natural.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - ALIMENTAÇÃO DURANTE O CARNAVAL!!!


CARNAVAL CHEGANDO . . .
... O IDEAL É ALIMENTAR BEM!!

O Carnaval está chegando e com as altas temperaturas da época, a melhor saída é apostar em um cardápio com alimentos leves, refrescantes e que forneçam energia para o corpo. Afinal, é preciso muita saúde e disposição para encarar os dias de folia sem perder o pique.

Antes do Carnaval

Para quem pretende eliminar alguns quilinhos até o Carnaval, a dica é não apelar para dietas malucas e nem ficar sem comer por vários dias na tentativa de emagrecer rapidamente. Invista nas frutas, verduras, carnes magras, legumes, grãos e nos alimentos integrais, que saciam a fome por mais tempo.

Durante o Carnaval

Mesmo com toda a empolgação da festa, é preciso parar para se alimentar. O ideal é não ficar mais de três horas sem comer, mas atenção: evite comidas pesadas e gordurosas e que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia.
Sendo assim, consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e prefira os de fácil digestão: saladas nutritivas, carnes grelhadas, cereais integrais, iogurte com granola e frutas, sanduíches naturais.
Outra dica de alimentação para o Carnaval é fazer uma refeição antes de sair de casa, caprichando nos carboidratos para garantir energia durante a festa. Coma pão integral, arroz, macarrão, batata, milho, mandioca.
Outra dica tão importante quanto cuidar da alimentação durante o Carnaval, é consumir muito líquido para manter o corpo hidratado. Além da água, outras opções são água de coco, sucos de frutas e até mesmo as bebidas isotônicas.

Depois do Carnaval

Depois de vários dias “pulando” Carnaval, é hora de voltar ao ritmo. Procure consumir alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas A, E e C e frutas cítricas como laranja, lima, mexerica e abacaxi.
Para quem passou da conta na bebida alcóolica ou exagerou na comida, uma dica para desintoxicar o organismo é inserir no cardápio a proteína de soja. A proteína extraída dos grãos da soja ajuda na recuperação do fígado, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e até mesmo no supermercado.

BEBA COM MODERAÇÃO!
Boas Festas!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS