FISIO - CUIDADO COM A POSTURA

Manter uma boa postura é essencial para se ter uma vida saudável, uma boa respiração e, além disso, evitar as dores musculares e articulares.
A má postura pode ser causa de várias lesões, que incluem músculos fracos e com pouca resistência à fadiga, restrições de movimento articular e na flexibilidade muscular, podendo em alguns casos resultar em lesão espinhal. Desvios da coluna vertebral: a lordose, a cifose e a escoliose.




É na infância que costumam aparecer os sinais iniciais de desordens posturais. Se estes sinais passarem despercebidos, no futuro eles irão se manifestar de forma mais acentuada e dolorosa. Portanto, deve-se estar atento logo aos primeiros indícios de alteração na postura da criança.
Nao deixe que crianças carreguem muito peso nas costas e nem permita que  carreguem mochila de rodinhas sempre do mesmo lado.


Para evitar síndromes dolorosas e disfunções posturais é necessário tomar alguns cuidados básicos, como: praticar atividade física com freqüência, alongar diariamente os grupos musculares encurtados, fortalecer a musculatura fraca e, sobretudo, evitar sobrecarga de tensão na coluna vertebral.
No trabalho, dê algumas pausas. Alongue antes, durante e ao final do expediente. Respire de forma lenta e suave. Se estique e alongue os músculos do pescoço, dos braços, das costas e das pernas. Não fique horas sentado, de uma levantada de tempos em tempos. Quando sentados comprimimos muito os discos intervertebrais. Organize seu espaço, de forma que você não seja obrigado a realizar muitos esforços repetitivos. Mantenha a coluna alinhada com o encosto da cadeira. Os pés devem estar encostados no chão ou em um apoio inclinado.


Evite realizar movimentos bruscos e permanecer muito tempo numa mesma postura. Para buscar um objeto no chão, dobre o quadril e os joelhos.

Na hora de dormir, coloque um travesseiro sob os joelhos para relaxar e alinhar sua coluna. Se você dorme de lado, coloque o travesseiro entre os joelhos. Ao levantar-se da cama, gire seu corpo de lado, coloque as pernas para fora da cama, apóie seu braço que está livre na cama e empurre o corpo induzindo a uma posição sentada. Desta forma, seu peso estará sendo distribuído igualmente por todas as vértebras.


 Aproveite as dicas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário