Dicas para tornar as saladas mais saudáveis



. Compre vegetais da época e que estejam frescos. As folhas devem ser limpas, inteiras e sem manchas amarelas;

. Lave bem os vegetais. Em seguida, deixe-os de molho na água com vinagre ou com uma solução de desinfetante para alimentos (hipoclorito);

. Prepare e tempere os ingredientes no momento de consumir, garantindo assim mais frescor e melhor conservação dos nutrientes;

. Prefira temperos naturais, como suco de limão, vinagre e ervas, pois são menos calóricos e gordurosos. Coloque o sal com moderação pois seu excesso causa retenção de líquidos e interfere na pressão arterial;

. Evite usar a maionese. Molhos light para salada industrializados podem ser usados;

. Não abuse de azeites. Os azeites, apesar de serem mais saudáveis, são muito calóricos. Se desejar, coloque apenas uma colher de sobremesa ou 10 a 20 borrifadas de spray.

Sugestão de Preparo

 Coloque em um prato fundo folhas variadas: alface crespo, alface americano, alface roxo, rúcula, almeirão, agrião...

. Escolha algumas das opções abaixo de acordo com seu paladar e salpique em cima das folhas: alcaparras, alho-poró, azeitona, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura , champignon, couve-flor, ervilha, milho verde, nozes, palmito, passas, pimentão, rabanete e tomate.

. Se desejar acrescente um pouco de fruta picada como passas, damasco, maçã, kiwi, manga, etc.

. Acrescente uma fonte de proteína: frango desfiado, presunto ou blanquet de peru, atum, salmão, kani, salsicha light, ovos de codorna, camarão, queijo minas, ricota ou mussarela de búfala.

. Se estiver comendo a salada na hora do almoço ou antes de uma atividade física, pode ser conveniente adicionar uma fonte extra de carboidrato como croutons, macarrão tipo fusili ou uma colher de sopa de granola light.

. Realce o sabor com ervas e especiarias de sua preferência: orégano, manjericão, salsinha, cebola, cebolinha, hortelã, alecrim, alho seco, etc. Tempere com vinagre, suco de limão ou iogurte natural desnatado. Se preferir o molho light para salada, coloque 1 a 2 colheres de sopa.

Fonte: Setor de Nutrição do Instituto Mineiro de Endocrinologia

Depois dessas dicas, como ficar sem comer saladas, eimm??
Bon Apetit...
Beijos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário