EFI - Como manter a forma no inverno

No inverno, é comum as pessoas ganharem peso. O corpo tem uma demanda extra de produção calórica e isso causa aumento do apetite. Por outro lado, a distância da praia reduz as exigências com o corpo, trazendo quilos a mais e um sofrido regime antes do verão seguinte. Veja três dicas para que isto seja evitado:

 
Atividades Aeróbicas

Aumente a prática de atividades aeróbicas: elas aumentam o metabolismo, o que resulta em maior produção de calor.  Isso reduz o estímulo no hipotálamo para produção de calor e diminui o desejo por comidas calóricas, que costuma ocorrer nessa época. Além disso, exercício físico sempre ajuda a manter a forma. No inverno, procure caminhar mais na rua ao fazer seus deslocamentos. Em geral, a temperatura é mais amena e andar ajuda a manter o corpo aquecido. Caminhar melhora o estado de humor, que costuma ficar um pouco depressivo nessa época do ano, o que leva muitas pessoas, em especial as mulheres, a abusar mais das comidas gostosas. Andar é uma maneira simples, barata e inteligente de minimizar esse problema.

 Sopa de legumes

Substitua o jantar por uma sopa de legumes: o prato, se preparado da forma adequada (com mais de cinco ingredientes, incluindo raízes, folhas, frutos, sementes e um pequeno pedaço de carne), é um alimento completo e ajuda a aquecer o corpo à noite. Com isso, reduz a demanda de calor nessa hora, que é mais intensa. A demanda de calor noturno pode fazer as pessoas exagerarem nesse horário ou assaltarem a geladeira.
  
Força de Vontade

Nenhuma dica para reduzir ou manter o peso funciona se você é uma pessoa impulsiva e come o que vê pela frente, para depois pensar como vai lidar com o excesso de calorias. Nada substitui uma alimentação saudável. Sempre existem alimentos saborosos que são saudáveis e de baixa caloria. Desenvolver o domínio sobre o impulso para comer é fundamental se a pessoa deseja manter ou perder peso. Elimine do seu dia a dia alimentos altamente calóricos, como doces, frituras, carnes gordas e bolos.

Não deixe que a preguiça tome conta de você no inverno!! Faça atividade física!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário