PROMOÇÃO CLÍNICA LAURA NOGUEIRA



Agende já suas consultas e sua aula de Pilates
Falar com Thaís - 38491640

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Falta de ferro, saiba quais são os sintomas!!

Saiba quais são os sintomas da falta de ferro!

As perguntas abaixo, quando tiverem respostas positivas, podem indicar uma deficiência de ferro do organismo. A presença de pelo menos três dos sintomas abaixo é muito sugestiva da falta do nutriente. Mas atenção: todas as alterações descritas podem ter outros diagnósticos diferenciais que não apenas a falta de ferro. Por isso, o seu médico e seu nutricionista deve avaliar o seu quadro como um todo para fundamentar o diagnóstico.
1 - Sente dificuldade de sair da cama mesmo após uma noite de sono repousante?
2 - Suas unhas lascam, quebram, estão amolecidas ou com deformações?
3 - Sente muito cansaço ao acordar, à tarde ou à noite, mesmo quando dorme o número de horas que precisa para descansar?
4 - Os problemas que enfrenta parecem sempre enormes e você faz 'corpo mole' para resolvê-los?
5 - Com o passar dos anos você sente que o seu rendimento não é mais o mesmo?
6 - Sente tristeza sem causa aparente?
7 - Sente dificuldade para a prática de atividade física?
8 - Sente que o seu rendimento nas atividades físicas é baixo?
9 - Fica doente (resfriado, dor de garganta...) com facilidade?
10 - Sente tontura ou enxerga pontos luminosos ao se levantar rápido?
11 - Para mulheres: os seus cabelos estão caindo mais do que deveriam cair?
 
Eaí? quais foram suas respostas??
Fique de Olho e atento aos resultados, qualquer coisa, procure sua nutricionistas para melhorar sua alimentação.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - As vantagens e desvantagens de cada horário para malhar

Não existe um horário ideal para praticar esportes ou fazer exercícios físicos. Embora essa questão seja bastante investigada e debatida, nenhuma grande vantagem foi descoberta até agora. O que vale, por enquanto, é a preferência e a disponibilidade de cada um.

Mas cada horário traz vantagens e desvantagens, com as quais é preciso saber lidar para obter melhores resultados nos treinos e também para não prejudicar a saúde.

Manhã

Quem prefere se exercitar pelas manhãs tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia.

Em contrapartida, é preciso ter cuidado com a alimentação anterior ao treino. Quem come pouco ou de forma inadequada pode sentir enjôos, sentir fraqueza e até desmaiar.

“A atividade física acelera o consumo de glicose (açúcar no sangue). Se a pessoa estiver mal alimentada, ela pode ter um quadro de hipoglicemia, e também o rendimento da atividade será prejudicado”, afirma o ortopedista Ricardo Cury, especialista em medicina do esporte e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

A refeição antes do treino precisa reunir os principais grupos alimentares – carboidrato, proteína, fibra e gordura. Mas não se deve ingeri-los no café da manhã e correr para a academia, pois há risco de náuseas e refluxo gástrico.



O corpo precisa de tempo para o processo digestivo antes de ter as energias requisitadas por esteiras e halteres. O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã.

Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas.

Tarde

“Quem treina no final da tarde tem mais força”, revela a nutricionista Heloísa Guarita Padilha, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).

Heloísa explica que diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física na parte final do dia. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. “Mas não dá para apontar uma causa isolada, é o conjunto dos fatores”, reforça.

A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. “É outro fator que pode colaborar”, acrescenta. Mas essa vantagem do treino vespertino se aplica aos exercícios anaeróbicos da musculação, e não vale para atividades aeróbicas, como corrida e ciclismo, que são as atividades mais procuradas por quem deseja perder peso.



De qualquer forma, a musculação também tem suas vantagens para o emagrecimento. O aumento da musculatura é um fator que favorece a perda de peso. “A massa magra (músculos) consome mais energia”, afirma Heloísa. É uma característica metabólica do músculo.

Noite

Fazer exercícios é parte das receitas médicas contra insônia, mas o efeito pode ser justamente contrário caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama.

“A atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, o que gera euforia na pessoa”, explica Cury. Mesmo assim, há quem consiga sair de uma academia, tomar banho e dormir tranquilo. Mas se você prefere não correr o risco de ficar acordado até o meio da madrugada, melhor reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar.

Outra possível desvantagem do treino noturno está associada à recuperação do organismo, que pode sair prejudicada por uma alimentação inadequada. “À noite, o corpo precisa de mais insulina para a mesma quantidade de carboidrato (se comparado a uma refeição feita mais cedo)”, diz Heloísa. É preciso ponderar bem a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos para suprir as necessidades do corpo, para evitar estoque de energia na forma de gordura.



E se você varia muito o horário para treinar, porque sua agenda é bem concorrida, também não há problema. “A variação constante de horário não prejudica o rendimento no treino”, afirma o personal trainer Carlos Tomaiolo, consultor da Integralmédica.

Depois de malhar, não esqueça: fazer um bom alongamento e respirar de forma profunda e lenta servem como um recado para o corpo tirar o pé do acelerador.

Fonte: Ig

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS