Os benefícios da CEBOLA!


Sei que tem muita gente que detesta cebola, mas...quer você goste ou não, saiba que ela é um dos principais alimentos no combate às doenças cardiovasculares.

Os
flavonóides e quercetina são os principais nutrientes da cebola que vão lhe proteger de problemas cardiovasculares. Um um estudo realizado na Holanda mostrou que os homens idosos que consumiram regularmente alimentos ricos em quercetina (como cebola, maçãs, e chá verde) tinham reduzido os riscos de morte súbita cardíaca. Quanto mais quercetina na dieta, menor o risco de morte súbita cardíaca.

Além disso a cebola tem qualidades fibrinolíticas, o que significa que eles promovem a dissolução de coágulos sanguíneos. Assim, antes de tentar resolver problemas de coágulos com Aspirina, tente primeiramente a cebola. O consumo de cebola também reduz a pressão arterial.

E você sabia que a cebola tem um efeito termogênico que aumenta a temperatura do corpo e ajuda a prevenir circulatório problemas? É claro que em tudo tem que se ter bom senso. Não é para ficar comendo cebola todo dia e toda hora. Imagina só o bafo!!! E se ela pode aumentar a temperatura do corpo, não seria uma boa comer cebola quando se está com febre. Comer algo regularmente não é comer algo exageradamente.

Agora vem a notícia chata. É duro, mas vou ter dizer: Para melhores resultados medicinais, você deve comer cebolas cruas. De acordo com estudos em animais, cebolas cozidas não têm o mesmo valor medicinal. Cebolas cruas são deliciosas com sardinhas, em sanduíches, e em saladas, e você pode facilmente adicioná-los à seus pratos favoritos. Não custa tentar!


Fonte: Estou Beim

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Escolha do tênis certo evita lesões na hora da corrida

Calçado deve ser leve e amortecer bem o impacto com o solo 
 

Na hora de escolher um calçado, é bom não cair na armadilha de prestar mais atenção no designe ou na marca, do que em sua funcionalidade. Esse é um erro comum, e que pode levar a problemas sérios na hora da prática esportiva. O tênis deve ser escolhido de acordo com o fim que ele será usado. Não adianta nada comprar um calçado de passeio se você irá correr, por exemplo. Outro fato importante é lembrar que o tênis deve ser confortável desde o início. Aquela história de que o ele irá se adaptar ao pé não deve ser levada em conta.
 
Um bom tênis de corrida deve ter as seguintes características:

- Câmara superior macia
- Boa flexibilidade
- Contraforte resistente e firme
- Rigidez torcional
- Boa absorção do choque (sola com baixo peso)
- Boa tração e aderência ao solo

Atualmente são desenvolvidos modelos específicos e individualizados, que levam em consideração os diferentes tipos ou padrões dos corredores, além das diferentes modalidades de corrida. Eles normalmente são mais caros, mas para quem está procurando correr em um nível quase profissional, vale a pena investir nesses produtos.

Hora de trocar o tênis

A hora certa da troca do calçado varia de acordo com alguns fatores. Depende do próprio calçado, do material usado para sua confecção, das condições e da superfície em que é usado e das características próprias de sua marcha e estilo de corrida.

Em média um tênis de corrida é feito para durar de 550 a 800 quilômetros. A flexibilidade ou ainda a rigidez do calçado deve ser periodicamente revisada, pois estes são alterados com o tempo e deixarão de conferir proteção; o mesmo deve ser feito avaliando-se o alinhamento e firmeza da parte superior do calçado. A avaliação pode ser feita colocando-se o calçado em uma mesa e olhando-se de trás, conferindo-se assim a integridade e grau de desgaste, a deformidade é sinal de desgaste.

Os calçados esportivos são importantes ferramentas para a prevenção e tratamento de lesões esportivas, podendo participar no mecanismo de absorção de energia, assim como conferir estabilidade e controle de movimentos. Este equipamento, porém, está também envolvido no surgimento das lesões o que é fator de preocupação para o profissional da área de saúde e educação, além de gerador de pesquisas e desenvolvimento junto à indústria esportiva.


Não se deixe levar por vendedores que querem lhe orientar sobre qual calçado usar para os casos de mau apoio plantar, procure seu médico especialista na área e ele com certeza irá lhe ajudar.

Fonte: Yahoo







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROMOÇÃO CLÍNICA LAURA NOGUEIRA



Agende já suas consultas e sua aula de Pilates
Falar com Thaís - 38491640

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Falta de ferro, saiba quais são os sintomas!!

Saiba quais são os sintomas da falta de ferro!

As perguntas abaixo, quando tiverem respostas positivas, podem indicar uma deficiência de ferro do organismo. A presença de pelo menos três dos sintomas abaixo é muito sugestiva da falta do nutriente. Mas atenção: todas as alterações descritas podem ter outros diagnósticos diferenciais que não apenas a falta de ferro. Por isso, o seu médico e seu nutricionista deve avaliar o seu quadro como um todo para fundamentar o diagnóstico.
1 - Sente dificuldade de sair da cama mesmo após uma noite de sono repousante?
2 - Suas unhas lascam, quebram, estão amolecidas ou com deformações?
3 - Sente muito cansaço ao acordar, à tarde ou à noite, mesmo quando dorme o número de horas que precisa para descansar?
4 - Os problemas que enfrenta parecem sempre enormes e você faz 'corpo mole' para resolvê-los?
5 - Com o passar dos anos você sente que o seu rendimento não é mais o mesmo?
6 - Sente tristeza sem causa aparente?
7 - Sente dificuldade para a prática de atividade física?
8 - Sente que o seu rendimento nas atividades físicas é baixo?
9 - Fica doente (resfriado, dor de garganta...) com facilidade?
10 - Sente tontura ou enxerga pontos luminosos ao se levantar rápido?
11 - Para mulheres: os seus cabelos estão caindo mais do que deveriam cair?
 
Eaí? quais foram suas respostas??
Fique de Olho e atento aos resultados, qualquer coisa, procure sua nutricionistas para melhorar sua alimentação.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - As vantagens e desvantagens de cada horário para malhar

Não existe um horário ideal para praticar esportes ou fazer exercícios físicos. Embora essa questão seja bastante investigada e debatida, nenhuma grande vantagem foi descoberta até agora. O que vale, por enquanto, é a preferência e a disponibilidade de cada um.

Mas cada horário traz vantagens e desvantagens, com as quais é preciso saber lidar para obter melhores resultados nos treinos e também para não prejudicar a saúde.

Manhã

Quem prefere se exercitar pelas manhãs tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia.

Em contrapartida, é preciso ter cuidado com a alimentação anterior ao treino. Quem come pouco ou de forma inadequada pode sentir enjôos, sentir fraqueza e até desmaiar.

“A atividade física acelera o consumo de glicose (açúcar no sangue). Se a pessoa estiver mal alimentada, ela pode ter um quadro de hipoglicemia, e também o rendimento da atividade será prejudicado”, afirma o ortopedista Ricardo Cury, especialista em medicina do esporte e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

A refeição antes do treino precisa reunir os principais grupos alimentares – carboidrato, proteína, fibra e gordura. Mas não se deve ingeri-los no café da manhã e correr para a academia, pois há risco de náuseas e refluxo gástrico.



O corpo precisa de tempo para o processo digestivo antes de ter as energias requisitadas por esteiras e halteres. O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã.

Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas.

Tarde

“Quem treina no final da tarde tem mais força”, revela a nutricionista Heloísa Guarita Padilha, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).

Heloísa explica que diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física na parte final do dia. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. “Mas não dá para apontar uma causa isolada, é o conjunto dos fatores”, reforça.

A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. “É outro fator que pode colaborar”, acrescenta. Mas essa vantagem do treino vespertino se aplica aos exercícios anaeróbicos da musculação, e não vale para atividades aeróbicas, como corrida e ciclismo, que são as atividades mais procuradas por quem deseja perder peso.



De qualquer forma, a musculação também tem suas vantagens para o emagrecimento. O aumento da musculatura é um fator que favorece a perda de peso. “A massa magra (músculos) consome mais energia”, afirma Heloísa. É uma característica metabólica do músculo.

Noite

Fazer exercícios é parte das receitas médicas contra insônia, mas o efeito pode ser justamente contrário caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama.

“A atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, o que gera euforia na pessoa”, explica Cury. Mesmo assim, há quem consiga sair de uma academia, tomar banho e dormir tranquilo. Mas se você prefere não correr o risco de ficar acordado até o meio da madrugada, melhor reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar.

Outra possível desvantagem do treino noturno está associada à recuperação do organismo, que pode sair prejudicada por uma alimentação inadequada. “À noite, o corpo precisa de mais insulina para a mesma quantidade de carboidrato (se comparado a uma refeição feita mais cedo)”, diz Heloísa. É preciso ponderar bem a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos para suprir as necessidades do corpo, para evitar estoque de energia na forma de gordura.



E se você varia muito o horário para treinar, porque sua agenda é bem concorrida, também não há problema. “A variação constante de horário não prejudica o rendimento no treino”, afirma o personal trainer Carlos Tomaiolo, consultor da Integralmédica.

Depois de malhar, não esqueça: fazer um bom alongamento e respirar de forma profunda e lenta servem como um recado para o corpo tirar o pé do acelerador.

Fonte: Ig

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dicas para tornar as saladas mais saudáveis



. Compre vegetais da época e que estejam frescos. As folhas devem ser limpas, inteiras e sem manchas amarelas;

. Lave bem os vegetais. Em seguida, deixe-os de molho na água com vinagre ou com uma solução de desinfetante para alimentos (hipoclorito);

. Prepare e tempere os ingredientes no momento de consumir, garantindo assim mais frescor e melhor conservação dos nutrientes;

. Prefira temperos naturais, como suco de limão, vinagre e ervas, pois são menos calóricos e gordurosos. Coloque o sal com moderação pois seu excesso causa retenção de líquidos e interfere na pressão arterial;

. Evite usar a maionese. Molhos light para salada industrializados podem ser usados;

. Não abuse de azeites. Os azeites, apesar de serem mais saudáveis, são muito calóricos. Se desejar, coloque apenas uma colher de sobremesa ou 10 a 20 borrifadas de spray.

Sugestão de Preparo

 Coloque em um prato fundo folhas variadas: alface crespo, alface americano, alface roxo, rúcula, almeirão, agrião...

. Escolha algumas das opções abaixo de acordo com seu paladar e salpique em cima das folhas: alcaparras, alho-poró, azeitona, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura , champignon, couve-flor, ervilha, milho verde, nozes, palmito, passas, pimentão, rabanete e tomate.

. Se desejar acrescente um pouco de fruta picada como passas, damasco, maçã, kiwi, manga, etc.

. Acrescente uma fonte de proteína: frango desfiado, presunto ou blanquet de peru, atum, salmão, kani, salsicha light, ovos de codorna, camarão, queijo minas, ricota ou mussarela de búfala.

. Se estiver comendo a salada na hora do almoço ou antes de uma atividade física, pode ser conveniente adicionar uma fonte extra de carboidrato como croutons, macarrão tipo fusili ou uma colher de sopa de granola light.

. Realce o sabor com ervas e especiarias de sua preferência: orégano, manjericão, salsinha, cebola, cebolinha, hortelã, alecrim, alho seco, etc. Tempere com vinagre, suco de limão ou iogurte natural desnatado. Se preferir o molho light para salada, coloque 1 a 2 colheres de sopa.

Fonte: Setor de Nutrição do Instituto Mineiro de Endocrinologia

Depois dessas dicas, como ficar sem comer saladas, eimm??
Bon Apetit...
Beijos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DEPILAÇÃO A LASER

BOA NOITEEEE!! :)

Vim trazer uma ótima novidade para os moradores da cidade
de Timóteo e Região!!!

A clínica Laura Nogueira, situada na Avenida Jovino Augusto
da Silva, nº 259; sala 103 - Bromélias possui uma das mais modernas
tecnologia de DEPILAÇÃO A LASER;
para PELE BRANCA e NEGRA!

Com preços bem acessíveis e com a melhor forma de pagamento.

Ligue já e agende sua avaliação GRATUITA!!!
Vai perder essa?

(31) 3849-1640



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Como manter a forma no inverno

No inverno, é comum as pessoas ganharem peso. O corpo tem uma demanda extra de produção calórica e isso causa aumento do apetite. Por outro lado, a distância da praia reduz as exigências com o corpo, trazendo quilos a mais e um sofrido regime antes do verão seguinte. Veja três dicas para que isto seja evitado:

 
Atividades Aeróbicas

Aumente a prática de atividades aeróbicas: elas aumentam o metabolismo, o que resulta em maior produção de calor.  Isso reduz o estímulo no hipotálamo para produção de calor e diminui o desejo por comidas calóricas, que costuma ocorrer nessa época. Além disso, exercício físico sempre ajuda a manter a forma. No inverno, procure caminhar mais na rua ao fazer seus deslocamentos. Em geral, a temperatura é mais amena e andar ajuda a manter o corpo aquecido. Caminhar melhora o estado de humor, que costuma ficar um pouco depressivo nessa época do ano, o que leva muitas pessoas, em especial as mulheres, a abusar mais das comidas gostosas. Andar é uma maneira simples, barata e inteligente de minimizar esse problema.

 Sopa de legumes

Substitua o jantar por uma sopa de legumes: o prato, se preparado da forma adequada (com mais de cinco ingredientes, incluindo raízes, folhas, frutos, sementes e um pequeno pedaço de carne), é um alimento completo e ajuda a aquecer o corpo à noite. Com isso, reduz a demanda de calor nessa hora, que é mais intensa. A demanda de calor noturno pode fazer as pessoas exagerarem nesse horário ou assaltarem a geladeira.
  
Força de Vontade

Nenhuma dica para reduzir ou manter o peso funciona se você é uma pessoa impulsiva e come o que vê pela frente, para depois pensar como vai lidar com o excesso de calorias. Nada substitui uma alimentação saudável. Sempre existem alimentos saborosos que são saudáveis e de baixa caloria. Desenvolver o domínio sobre o impulso para comer é fundamental se a pessoa deseja manter ou perder peso. Elimine do seu dia a dia alimentos altamente calóricos, como doces, frituras, carnes gordas e bolos.

Não deixe que a preguiça tome conta de você no inverno!! Faça atividade física!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Eles podem reduzir seus pneuzinhos

Comer mirtilo pode ajudar a inibir o desenvolvimento de células de gordura

Os benefícios do consumo do mirtilo já foram demonstrados em diversos estudos científicos, sobretudo aqueles relacionados à proteção do coração, que derivam de seu altor teor de polifenóis. Por isso, a frutinha já mostrou efeitos positivos sobre quase tudo: do envelhecimento à síndrome metabólica. Recentemente, uma pesquisadora da Universidade da Mulher do Texas estudou se o mirtilo também pode ter um importante papel na redução de um dos maiores desafios do mundo na área da saúde: a obesidade. E ela provou que sim, quanto mais o consumo de mirtilo – e seus polifenóis –, maior a redução das células de gordura, ou seja, do tecido adiposo do corpo.

Shiwani Moge decidiu analisar se a fruta desempenharia alguma função na diferenciação de células adiposas – o processo em que células não especializadas adquirem recursos para se tornar adipócitos. Estes são células do tecido conjuntivo especializadas em sintetizar e armazenar gordura. Na literatura científica há muitos artigos que provam que polifenóis vegetais combatem a adipogênese, o desenvolvimento de células de gordura, e induzem a lipólise, a quebra de lipídios ou gordura.

Moghe apresentou sua pesquisa no encontro Experimental Biology 2011, da Sociedade Americana de Nutrição, no último domingo. "Eu queria ver se o uso dos polifenóis presentes no mirtilo poderia inibir a obesidade ainda na fase molecular", disse Moghe. O estudo foi realizado em culturas de tecidos retirados de ratos. Ao fim do experimento, o teor de lipídio do grupo controle era significativamente maior do que o do tecido que havia recebido três doses de polifenóis de mirtilo. O tecido que recebeu a maior dose da substância teve uma redução de 73% em lipídios. Já a menor dose resultou em uma redução de 27%. "Nós ainda precisamos testar essa dose em humanos, para ter certeza de que não há efeitos colaterais e de que ela é efetiva. Determinar a melhor dose para humanos será importante agora".


INFELIZMENTE a frutinha não é muito popular no Brasil, mas faz bem ao coração e ajuda a reduzir o tecido adiposo.

Fonte: Revista Época

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DESABAFO!

Boa noite pessoal,
me sentir no dever de vir aqui e me abrir um pouco com vocês sobre aqueles assassinatos que ocorreram naquela escola do RJ.
É até difícil de parar pra pensar e descrever aquele ato medíocre. Crianças sendo assassinadas a sangue frio e o Welligton simplismente rindo daquele episódio de terror!

Este ser, sofreu bulling quando novo, sim!
Foi rejeitado desde de criança pela família, sim!
O pegaram na escola, e o colocaram de cabeça pra baixo na privada e deram descarga, sim!
Mas nadaaaaa justifica o que ele fez... Ops! Estou o julgando sem querer, afinal, quem sou EU pra julgar alguém, mas é uma típica história de deixar qualquer um abismado.

Domingo, vendo fantástico fiquei pensando com os meu botões a dor daquelas crianças todas vendo seu amiguinho sendo morto friamente na sua frente, pensa na dor dos professores em não poder fazer NADA por aquelas crianças naquele instante turbulento, pensa na dor dos pais ao receber a trágica notícia que seu filho foi pra escola e que já não iria mais voltar.
Eu não sou mãe, nem tia, nem nada, sou apenas filha... Sinceramente sofri ao pensar que ali, naquela escola tinha um tanto de inocente morrendo! Se fosse um filho meu que estivesse lá, acho que nem sei o que faria!

Isso aqui realmente é um desabafo! Apelo pelo pedido de PAZ!
Onde vamos chegar com essas tragédias, mortes, impunidades no nosso país?
Venho aqui só pra pedir PAZ, nada mais!


eu tenho amor a minha!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PARCERIA




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Dia da Atividade Física: exercício deve ser hábito

Até mesmo um ambiente agradável faz diferença para criar uma rotina de treino


Ir para academia, caminhar no parque, fazer exercícios em casa é encarado como um sacrifício para muita gente. E, olhando por essa ótica dolorosa, fica ainda mais difícil de sair do sofá mesmo. "Infelizmente, a grande maioria das pessoas começa a treinar para resolver algum problema, como perder peso ou por outra recomendação médica. São poucos os que praticam atividades físicas por prazer", explica o personal trainer e coordenador da academia Kainágua Aristides Mello, de São Paulo.

Mas, vamos encarar os fatos: não dá para ficar parado, então que tal buscar formas incentivadoras para tornar o exercício físico um hábito que faz parte da sua rotina, assim como comer, escovar os dentes ou tomar banho? Se o processo é incorporado naturalmente no seu cotidiano, fica bem mais fácil de pedalar ou partir pra cima da esteira. A personal trainer Karin Ishii, professora de ginástica da academia Competition, de São Paulo, entrega as dicas para superar o obstáculo da preguiça e falta de motivação.

Pergunta que tem resposta
Encarar a atividade física com um pouco mais de prazer e menos obrigação já é um bom ponto de partida para aumentar a sua disposição e, portanto, o rendimento. Uma ótima (e necessária) alternativa é buscar as atividades que você mais curte.


"Abra a mente para todas as possibilidades de exercícios que possam lhe agradar", diz Karin. Pode ser que a prática ideal seja uma aula de musculação, de dança contemporânea, jogar basquete ou seguir as indicações de um vídeo de ginástica no tapete da sala. "Entretanto, é preciso fazer a pergunta: 'O que eu mais gosto de fazer para mexer o meu corpo?'", ensina a personal trainer. 

Na hora certa
O horário também ajuda a disciplinar o corpo para o momento da atividade física, e, assim como a escolha do exercício ideal, o período do dia mais indicado só descobre é quem treina.

Normalmente, definir um horário é bom, porque o corpo acostuma com a rotina, e quando ela falha, você sente falta. Mas isso também não é uma regra. "Muita gente funciona com uma rotina fixa, enquanto outras preferem flexibilizar o horário do treino para não cair no tédio", afirma Karin.

Ela também salienta que é preciso observar sua hora de rendimento. Vale observar se o treino anda capenga de manhã porque o sono toma conta ou se a coisa desanda à noite em razão do cansaço acumulado do dia.  

Companhia e lugar certos
Ter uma turma de amigos, seja na academia ou o time de futebol do bairro, também é um fator que ajuda a motivar e criar o hábito. "É bacana, porque um incentiva o outro. Se bate a preguiça, um parceiro pode ser a mola propulsora para tirar a pessoa do sedentarismo", explica Karin.

A escolha do local também pesa. E, mais uma vez, tem que descobrir o que é mais prazeroso. Se é estar na academia (e se as instalações também lhe agradam), se é movimentar-se a céu aberto ou até mesmo no conforto da sua própria casa.

Prato colorido
A dieta também interfere na sua rotina de exercícios. A falta de nutrientes e vitaminas certos no prato pode ser a resposta para a falta de energia e disposição. Logo, a alimentação equilibrada é regra de ouro. Verduras, legumes, pelo menos uma fonte de proteína e carboidratos são essenciais e nada de se exercitar em jejum.

Comprometimento na esteira
Procure academias que consigam fazer um atendimento personalizado e que demonstrem comprometimento com os alunos. A sensação de que está sendo "cuidado" por alguém é uma diferença motivadora na rotina de treino. Já que é fácil se dispersar e logo falta vontade para completar a atividade, o ideal é ter alguém sempre por perto fazendo um acompanhamento.

Metas reais
Partir do sedentarismo com o objetivo de virar um corredor profissional em um mês ou ganhar a barriga tanquinho em 20 dias vamos combinar? só por milagre. "Fixar essas metas altíssimas vai colocar o aluno para baixo, quando ele não conseguir atingi-las", explica a professora da Competition.



Para não ficar frustado e abandonar os exercícios de vez, estipule pequenas metas a longo prazo e com a ajuda de um profissional. "Em três meses, estarei fazendo 50 abdominais e não 20". Assim fica mais fácil evitar a frustação e espantar a vontade de voltar para o sofá. 

Fonte: Minha Vida
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

RÓTULOS DOS ALIMENTOS


De acordo com a legislação, o rótulo dos alimentos deve conter 14 componentes obrigatórios: calorias totais, calorias provenientes das gorduras, gordura total, gordura saturada, colesterol, sódio, carboidratos totais, fibras alimentares, açúcares, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro.
Os demais nutrientes (vitaminas e minerais) devem ser citados se fizerem parte da composição do alimento, caracterizando fonte nutricional importantes.
A seguir, segue a relação dos nutrientes, suas funções e quantidades a serem ingeridas.

1. CALORIAS
A unidade padrão para medida de energia é a caloria, que é a quantidade térmica requerida para elevar 1ml de água a uma temperatura de 1ºC. Na alimentação, a caloria é a medida que demonstra a quantidade de energia fornecida através dos alimentos. As calorias são obtidas através da ingestão de três nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Esses apresentam as seguintes proporções calóricas:
Cada grama de carboidrato fornece 4 calorias.
Cada grama de proteína fornece 4 calorias.
Cada grama de gordura fornece 9 calorias.
O FDA fixou a recomendação diária de 2000 calorias.

2. PROTEÍNAS
Este nutriente é necessário para formação e reparação dos tecidos do corpo.
Fontes: carnes, ovos, feijões, leite e derivados.
A recomendação diária é 50g ou 10% das calorias.

3. GORDURAS
Este nutriente é responsável pelo fornecimento de energia, síntese de hormônios e transporte de vitaminas lipossolúveis. No entanto, apesar da importância, seu excesso pode contribuir para o aparecimento de obesidade e doenças do coração, podendo até levar a morte. Fontes: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos.
Uma pequena quantidade de gordura é necessária (30% do total das calorias ingeridas), por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas.
A recomendação diária é de 30% das calorias ou 65g por dia.

4. GORDURAS SATURADAS
As gorduras são divididas em dois grupos, de acordo com a presença de ligações duplas em sua cadeia: saturadas ou insaturadas. As saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como ovos, carnes e leite, são as que, ingeridas em excesso, são mais prejudiciais ao organismo, podendo se depositar nas artérias e formar placas que podem impedir a passagem de oxigênio.
A recomendação diária é 10% das calorias ou 20g por dia.

5. COLESTEROL
O colesterol é um ácido graxo, ou seja, uma gordura, classificado como esterol. Tem funções importantes no organismo, como para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D, membrana celulares e bainha dos nervos. O fígado produz 1 grama de colesterol por dia, que é a quantidade suficiente de que o corpo necessita. Porém, com o consumo de produtos de origem animal, essa quantidade é aumentada, e um exagero nesse aumento pode gerar o aparecimento de doenças no coração.
A recomendação diária é 300mg.

6. CARBOIDRATOS
Os carboidratos no organismo constituem a principal fonte de energia, é indispensável para a manutenção da integridade funcional do tecido nervoso, e sob circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro. Exemplo: pães, arroz, massas.
A recomendação diária é no mínimo 300g ou 60% das calorias.

7. FIBRASEsses nutrientes ajudam a regular e normalizar o funcionamento do intestino e reduzem os níveis de colesterol no sangue. Este nutriente está presente nas frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
A recomendação diária é 25g.

8. CÁLCIO
Esse mineral é responsável pela formação óssea e de dentes, manutenção no desgaste ósseo, contração muscular e impulsos nervosos. São fontes principais desse mineral o leite e todos os seus derivados.
Recomendação diária é 800mg.

9. FERRO
O ferro é importante no transporte de oxigênio e formação da hemoglobina, além de estar envolvido no sistema imunológico. São fontes de ferro: carnes, feijões e folhas verdes.
Recomendação diária: 15mg.

10. SÓDIO
Esse mineral é o um dos principais elementos para regulação do equilíbrio do corpo. Regula o volume do sangue, e consequentemente a pressão que o sangue faz nas artérias; regula também o balanço de água e eletrólitos no sangue, e ainda atua nas funções dos nervos e músculos. O excesso de sódio, que é proveniente de excessos alimentares pode causar hipertensão. Esse mineral está presente em maior quantidade em alimentos que levam sal em sua composição.
Recomendação diária: 2400m.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Zinco e o Sistema Imunológico


O Zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no nosso organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios, é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.

Zinco e Sistema Imunológico

O zinco é necessário para a diferenciação das células do sistema imunológico, diferencia os linfócitos que percebem o invasor em células que o atacam e eliminam.
A deficiência de zinco está associada a uma maior susceptibilidade às infecções virais, uma vez que o zinco interfere na síntese das imunoglobulinas e na manutenção da função imune.

Zinco, libido, reprodução, desenvolvimento e crescimento

O zinco desempenha importante papel na reprodução, pois é necessário para ovulação, produção e maturação do esperma e fertilização. A deficiência de zinco pode levar a diminuição do desejo sexual em mulheres e impotência nos homens.
É fundamental para o adequado crescimento e desenvolvimento de crianças, sua deficiência pode acarretar diminuição da atividade motora, do desenvolvimento cognitivo e da massa óssea.

Zinco, paladar e digestão

A deficiência de zinco acarreta redução da percepção do gosto (hipogeusia), com isso ocorre redução do apetite e a ingestão alimentar será prejudicada. O zinco apresenta ainda importante ação no processo digestório, pois auxilia na produção de ácido clorídrico, além de formar várias enzimas envolvidas na digestão dos alimentos.

Zinco e distúrbios de atenção

O zinco participa da formação de uma enzima cujo desequilíbrio pode ocasionar distúrbios de atenção. Podem ser observados sintomas como: diminuição de memória, concentração e convulsões. Em casos mais graves de deficiência podem ocorrer distúrbios de comportamento.

Zinco e osteoporose

O zinco promove aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose, pois pode levar a queda significativa da massa óssea.

Zinco e diabetes

O zinco é um componente da insulina, atua como regulador da atividade da mesma. O zinco estimula a insulina a se ligar em receptores das membranas celulares, o que promove a entrada da glicose na célula.

Zinco, pele e unhas
Nutriente necessário para a cicatrização e produção de colágeno, proteína que dá sustentação a pele, está relacionado a manutenção de uma pele saudável. Sua deficiência pode ocasionar lesões na pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas. Além disso, apresenta ação antioxidante, por isso está relacionado à prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Produtos fontes de zinco:

Grão de bico e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões), semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas como a castanha do Brasil, de caju e amêndoas, gergelim e o tahine que é a pasta de gergelim prensado.


RECEITA



Salada com semente de abóbora e oleaginosas

Ingredientes

- 8 folhas de alface americana picadas, de preferência orgânica
- 2 xícaras (chá) de rúcula, de preferência orgânica
- 1 cenoura média ralada, de preferência orgânica
- 1 tomate em cubos, de preferência orgânico
- ½ manga em cubos, de preferência orgânica
- ½ xícara de semente de abóbora
- 5 amêndoas picadas, de preferência orgânicas
- 3 castanhas do Brasil picadas, de preferência orgânicas
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- sal marinho a gosto


Preparo

Misturar todos os ingredientes em uma saladeira. Temperar com azeite e sal.

Rendimento: 04 porções
Valor calórico por porção: 156 calorias

As oleaginosas (amêndoas e castanha do Brasil) são fontes de gorduras insaturadas e antioxidantes. Auxiliam no combatem ao envelhecimento precoce da pele e na prevenção de doenças do coração.
O azeite de oliva extra virgem possui alta concentração de ômega 9, gordura monoinsaturada, que auxilia no controle das taxas de colesterol.
A semente de abóbora é fonte de fibras, zinco e vitamina E, atua como vermífugo além de como vermífugo além de retardar o envelhecimento precoce.


Bom Apetite!
Fonte: Mundo Verde

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - OPORTUNIDADE


Nutricionista - Pecém
TRADIÇÃO CONTRATA PARA EMPRESA CLIENTE:


 * NUTRICIONISTA - PÉCEM

REQUISITOS:
 - Graduação completa no curso de Nutrição
 - Ter carro
 - Disponibilidade para atuar em uma unidade de refeições localizada no Pecém (não precisará residir nesta cidade)
 - Horário: 7:30 às 17:30
 - Disponibilidade de horário


ATIVIDADES:
 - Fazer cardápio
 - Ter conhecimento em gestão de pessoas
 - Conhecimentos em refeições pequenas
 - Conhecimento em vigilância alimentar e sanitária


BENEFÍCIOS:
 - Salário compatível com o mercado
 - R$ 1000,00 em ajuda de custo
 - Plano de Saúde hapvida
 - TA (R$ 44,00)
 - CTPS assinada
 - Seguro de vida


Os candidatos interessados enviar currículo para o email selecao.fortaleza@tradicao.com.br, no assunto colocar Nutricionista - Pecém.

Atcs...

Kégila Moraes
Recrutamento e Seleção
Filial FortalezaTradição - Talentos & Soluções
Fone: (85) 3115-7070/7074/ VIVO: (85) 8187-6432

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Água sempre deve acompanhar a atividade física

Alguns questionamentos são feitos sobre a rotina das atividades físicas, principalmente aquelas como a corrida que é praticada fora da academia e em ambientes abertos. O treinamento deve sofrer alterações? Que cuidados devem ser tomados? Quais os efeitos do calor sobre o organismo? 
A elevação da temperatura corpórea induzida pelo calor causa automaticamente em resposta do hipotálamo para regular a temperatura do corpo. Ele aciona um conjunto de células que servem como um tipo de "termostato", que usam a transpiração e a evaporação do suor para resfriar o corpo. A falha neste mecanismo pode resultar em distúrbios que vão desde o aparecimento das câimbras, podendo chegar, em situações extremas, ao choque térmico. 
As câimbras que são contrações involuntárias de um ou mais grupos musculares, são causadas principalmente pelo suor excessivo, que causa uma alteração no balanço hidoelétrico do corpo e no funcionamento dos músculos. Em um estágio intermediário, a desidratação pode ocasionar um mau funcionamento do sistema cardíaco, que levam a dores de cabeça, vertigem, fraqueza, náuseas e síncope. Depois disso, se o corpo continuar desidratado, pode haver um choque térmico, que se caracteriza por cefaléia, flacidez muscular e convulsão. Todo cuidado é pouco e não vale à pena arriscar. 
Para algumas atividades físicas em ambiente aberto, é necessária uma redução nos treinamentos até que ocorra uma queda na temperatura para deixar o clima ameno. Escolha horários em que não fará muito calor, como as primeiras horas do dia ou no final da tarde, pois oferecem condições climáticas que propiciam menor desgaste físico. Beber água ou outros líquidos é muito importante. É aconselhado que em intervalos de vinte a trinta minutos, o atleta faça uma pausa para se hidratar. O uso de roupas apropriadas que permitam uma boa ventilação e transpiração adequadas, favorecem o resfriamento do corpo e são mais um fator de prevenção contra a desidratação. Por fim a utilização de bonés e viseiras para proteger o rosto, além dos filtros solares para o corpo, acompanhado de correta hidratação evitam os efeitos dos raios solares sobre a pele. E sem dúvida nenhuma o respeito aos limites do organismo associado a uma pequena dose de bom senso são pontos essenciais para que o prazer de sua corrida seja mantido.
Se cuidem!!

Fonte: Beleza e Saúde

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FISIO - CUIDADO COM A POSTURA

Manter uma boa postura é essencial para se ter uma vida saudável, uma boa respiração e, além disso, evitar as dores musculares e articulares.
A má postura pode ser causa de várias lesões, que incluem músculos fracos e com pouca resistência à fadiga, restrições de movimento articular e na flexibilidade muscular, podendo em alguns casos resultar em lesão espinhal. Desvios da coluna vertebral: a lordose, a cifose e a escoliose.




É na infância que costumam aparecer os sinais iniciais de desordens posturais. Se estes sinais passarem despercebidos, no futuro eles irão se manifestar de forma mais acentuada e dolorosa. Portanto, deve-se estar atento logo aos primeiros indícios de alteração na postura da criança.
Nao deixe que crianças carreguem muito peso nas costas e nem permita que  carreguem mochila de rodinhas sempre do mesmo lado.


Para evitar síndromes dolorosas e disfunções posturais é necessário tomar alguns cuidados básicos, como: praticar atividade física com freqüência, alongar diariamente os grupos musculares encurtados, fortalecer a musculatura fraca e, sobretudo, evitar sobrecarga de tensão na coluna vertebral.
No trabalho, dê algumas pausas. Alongue antes, durante e ao final do expediente. Respire de forma lenta e suave. Se estique e alongue os músculos do pescoço, dos braços, das costas e das pernas. Não fique horas sentado, de uma levantada de tempos em tempos. Quando sentados comprimimos muito os discos intervertebrais. Organize seu espaço, de forma que você não seja obrigado a realizar muitos esforços repetitivos. Mantenha a coluna alinhada com o encosto da cadeira. Os pés devem estar encostados no chão ou em um apoio inclinado.


Evite realizar movimentos bruscos e permanecer muito tempo numa mesma postura. Para buscar um objeto no chão, dobre o quadril e os joelhos.

Na hora de dormir, coloque um travesseiro sob os joelhos para relaxar e alinhar sua coluna. Se você dorme de lado, coloque o travesseiro entre os joelhos. Ao levantar-se da cama, gire seu corpo de lado, coloque as pernas para fora da cama, apóie seu braço que está livre na cama e empurre o corpo induzindo a uma posição sentada. Desta forma, seu peso estará sendo distribuído igualmente por todas as vértebras.


 Aproveite as dicas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Limonada com Maçã Verde



É pessoal, carnaval acabou . . .
Agora, realmente iniciou o ano, de verdade!! rs...
E para iniciarmos o ano com o pé direito e com a saúde pra lá de boa, vou deixar para vocês seguidores uma receitinha do SUCO DE LIMÃO COM MAÇÃ VERDE!! Genteeee, vale a pena fazer, é mega bom!!
Além do alto índice de vitamina C que consta nessa mistura...
Pensa comigo, além de bonito, é saboroso, saudável e super hidrata...
Após esses 4 dias de descanço, festas, bebidas, comidas engorduradas, etc e tal, o corpo precisa passar por uma desintoxicação, concordam comigo?
Lá vai a receita:



 Limonada com maçã verde
Ingredientes:
  • Suco de 2 limões
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 maçã verde com casca cortada em pedaços
  • 3 talos de capim limão picados
  • Açúcar ou adoçante, se necessário
  • Rodelas de limão e maçã picadinha para enfeitar
Modo de preparo:
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Coloque na jarra e enfeite com rodelas de limão e maçã picadinha.
  • Sirva em seguida e bem gelado.
Rendimento: 4 copos

Espero que gostem da dica!!
Muita saúde, sempre.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Benefícios da Atividade Física

    Nosso corpo está em constante movimento. Quando você o deixa parado, ele funciona mais devagar e acaba acumulando energia. Essa é uma das principais causas da obesidade, hipertensão e diabetes.
    Se você está disposto a manter um corpo saudável, um dos primeiros passos é a prática de atividade física. Apenas 30 minutos por dia, que podem ser divididos em três momentos de 10 minutos, melhoram o humor, proporcionam equilíbrio e bem-estar, aumentam a autoestima e otimizam o desempenho no trabalho. Se praticada regularmente e com cuidado, a atividade física é capaz até de prolongar os anos de vida.
    E quando se fala em atividade física, considere não apenas exercícios feitos na academia, mas também passear com o cachorro, subir e descer escadas, fazer compras a pé, dançar, correr com os amigos, entre outras atividades da vida diária.
     Portanto, a prática de atividades físicas pode ser facilmente introduzida na sua rotina. Você não precisa de muito tempo para se tornar fisicamente ativo. Anime-se!
     Confira os benefícios que você pode obter com a inclusão da atividade física no seu dia a dia:
Fortalecimento do sistema imunológico.
Melhoria da qualidade do sono e maior grau de relaxamento.
Redução de gordura corporal e ajuda no controle do peso corporal.
Diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (colesterol bom).
Ajuda na preservação da massa óssea e na função dos músculos e articulações.
Prevenção e redução dos efeitos de doenças como osteoporose, deficiências respiratórias e problemas circulatórios.
Sensação de paz e tranquilidade proporcionada pela liberação de endorfina, substância ligada à gênese do bem-estar e do prazer.
Redução do estresse e da ansiedade devido à produção de endorfina, também considerada um analgésico natural.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - ALIMENTAÇÃO DURANTE O CARNAVAL!!!


CARNAVAL CHEGANDO . . .
... O IDEAL É ALIMENTAR BEM!!

O Carnaval está chegando e com as altas temperaturas da época, a melhor saída é apostar em um cardápio com alimentos leves, refrescantes e que forneçam energia para o corpo. Afinal, é preciso muita saúde e disposição para encarar os dias de folia sem perder o pique.

Antes do Carnaval

Para quem pretende eliminar alguns quilinhos até o Carnaval, a dica é não apelar para dietas malucas e nem ficar sem comer por vários dias na tentativa de emagrecer rapidamente. Invista nas frutas, verduras, carnes magras, legumes, grãos e nos alimentos integrais, que saciam a fome por mais tempo.

Durante o Carnaval

Mesmo com toda a empolgação da festa, é preciso parar para se alimentar. O ideal é não ficar mais de três horas sem comer, mas atenção: evite comidas pesadas e gordurosas e que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia.
Sendo assim, consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e prefira os de fácil digestão: saladas nutritivas, carnes grelhadas, cereais integrais, iogurte com granola e frutas, sanduíches naturais.
Outra dica de alimentação para o Carnaval é fazer uma refeição antes de sair de casa, caprichando nos carboidratos para garantir energia durante a festa. Coma pão integral, arroz, macarrão, batata, milho, mandioca.
Outra dica tão importante quanto cuidar da alimentação durante o Carnaval, é consumir muito líquido para manter o corpo hidratado. Além da água, outras opções são água de coco, sucos de frutas e até mesmo as bebidas isotônicas.

Depois do Carnaval

Depois de vários dias “pulando” Carnaval, é hora de voltar ao ritmo. Procure consumir alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas A, E e C e frutas cítricas como laranja, lima, mexerica e abacaxi.
Para quem passou da conta na bebida alcóolica ou exagerou na comida, uma dica para desintoxicar o organismo é inserir no cardápio a proteína de soja. A proteína extraída dos grãos da soja ajuda na recuperação do fígado, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e até mesmo no supermercado.

BEBA COM MODERAÇÃO!
Boas Festas!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NUTRI - Faça as Pazes com o Triglicérides


FAÇA AS PAZES COM OS NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES

Início de ano, momento de estabelecer novas metas e também hora de fazer um check-up. Exame em mãos e está lá: triglicerídeos elevados, e agora?
Triglicerídeos são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas por meio dos alimentos. São formas de armazenamento energético no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e muscular.
Assim como as frações HDL e LDL-colesterol, os triglicerídeos, quando em níveis alterados no sangue, podem ser prejudiciais à saúde.
Pode-se constatar que níveis elevados de triglicerídeos na corrente sanguínea possuem relação direta com o desenvolvimento de doenças do coração.
Para aqueles que encontram-se acima do peso, o primeiro passo é eliminar o que está em excesso. Para isto, diminua o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, evite o exagero na ingestão de carboidratos simples, tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e evite o consumo de bebida alcoólica, entre outros. Estas são sempre ótimas atitudes.
Abaixo vão alguns itens a serem evitados e outros que devem ter preferência no cardápio, segundo a III Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e a Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
EVITE OU CONSUMA COM MODERAÇÃO

1. Doces em geral;
2. Manteiga, margarina e banha de porco;
3. Frituras em geral;
4. Massas em demasia;
5. Carnes gordas (com gordura aparente) ou preparadas altamente calóricas;
6. Laticínios integrais (leite e iogurte) e os queijos amarelos;
7. Bebidas alcoólicas e refrigerantes;
8. Produtos industrializados em geral.

DÊ PREFERÊNCIA
1. Alimentos naturais, frutas, verduras, legumes e cereais integrais;
2. Preparações menos calóricas (assar, grelhar ou cozer);
3. Óleos vegetais e azeite de oliva;
4. Carboidratos integrais (pães, arroz, aveia, trigo);
5. Carnes magras;
6. Laticínios desnatados (leite e iogurte) e queijos brancos.

Os equilíbrios alimentar e emocional, quando relacionados à prática regular de atividade física, beneficiam o corpo além de auxiliarem na manutenção da saúde.
Priorize a qualidade de vida e saiba cuidar-se.
Tudo começa com boas escolhas e mudança de hábitos.


fonte: artigo.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

EFI - Exercícios aeróbicos aumentam a resistência do corpo


Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar ou realizar outras atividades aeróbicas é essencial para garantir boa forma e saúde. Esses exercícios aceleram o metabolismo contribuindo para o emagrecimento e melhoram o condicionamento físico, fazendo com que ações cotidianas como subir escadas, correr até o banco e carregar sacolas de supermercado sejam realizadas com menos esforço. Além disso, diminuem a chance de doenças cardiovasculares e aumentam a expectativa de vida. Por isso, pessoas de todas as idades devem incluir exercícios aeróbicos em seus treinos levando em consideração, claro, seu preparo físico.
Antes de começar qualquer tipo de atividade faça uma avaliação física e procure um profissional de educação física para obter uma orientação sobre as opções mais adequadas para você e os limites que deve respeitar. Providenciar roupas confortáveis para a prática de exercícios e uma garrafa de água para manter o corpo hidratado também são essenciais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CORPO E FACE oferece a você . . .




Para o tratamento ficar COMPLETO, já agende sua consulta nutricional
na Clínica Corpo e Face com a Nutricionista Llabila Vaz.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FONO - 10 erros cometidos em uma entrevista de emprego




Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com a procura por emprego maior do que a oferta, o que não faltam são exigências na hora de uma empresa admitir um novo funcionário. Um currículo focado, que esteja alinhado com a vaga oferecida é um fator essencial para chegar até a segunda etapa: a da entrevista. Só que é nessa hora que muita gente deixa a vaga a escarpar.
"Detalhes simples, como a maneira de se expressar e de se vestir, podem garantir ou eliminar as chances de contratação do candidato mesmo que ele tenha um currículo invejável", explica a consultora de Rh Maria Estela Souza, da empresa RP1, em São Paulo.
A velha máxima de que a primeira impressão continua valendo e faz a diferença, sim, na hora da contratação. "No processo de seleção, não deve existir preconceito, mas, dependendo do ambiente de trabalho, um visual clássico passará mais segurança do que um estilo mais despojado, por exemplo", diz a consultora. Isso porque, os empregadores estão cada vez mais rigorosos e cautelosos em suas escolhas.
"Uma contratação errada implica em tempo perdido, custos, impacto na produtividade e dor de cabeça para uma empresa". Abaixo, especialistas listam os 10 maiores deslizes que pode-se cometer durante uma entrevista de emprego e a maneira correta de agir para conquistar aquela vaga.

Raio x do candidato

1- Cabelos
Erros: fios bagunçados, com cores exóticas ou cortes radicais. "Se você tiver o cabelo cor-de-rosa pink, por exemplo, ou um topete gigantesco, mas estiver muito bem penteado, pode até passar, mas não é a melhor maneira de comparecer a entrevista", explica Maria Estela.
Acerto: cabelos curtos e bem penteados em cores discretas. "o ideal é exibir um penteado e um corte que não chamem muito a atenção". "Cuidados com aparência não tem a ver com estilo, e sim com higiene e educação. Mesmo com um visual mais radical, é possível se mostrar com discrição e seriedade". 
2-Unhas Erros: grandes demais, sujas e com aparência de relaxo. "Suas unhas sinalizam o cuidado que você tem consigo mesmo. Se não estiverem limpas ou o esmalte estiver descascado, deixam a impressão de que você não está tão preocupado com a entrevista", explica Maria Estela.
Para a psicóloga Thais Soares e analista de Rh do Grupo Seres, a aparência das unhas são um quesito ainda mais importante, dependendo da função que o candidato irá ocupar. "Se a vaga é para um auxiliar de produção ou de cozinha, a exigência é inquestionável", explica.
Acertos: unhas limpas e bem cortadas. O esmalte deve ter tons discretos, sem serem vibrantes, e jamais deve estar borrado ou descascando.
3- Guarda-roupa
Erros: vestir decotes, roupas curtas e justas, cores extravagantes, camisas e ternos muito amassados ou sujos. ?Em ambiente de trabalho, uma roupa mais sensual pode chamar mais a atenção do que a competência do candidato e isso pode trazer falatório e problemas futuros?, explica Maria Estela.
"Enquanto roupas sujas e amassadas deixam a impressão de relaxo.? E, quando o assunto são as cores, é melhor não exagerar. Se por um lado dão mais leveza a pessoa, quando são alegres e vibrantes, por outro, podem tirar a seriedade da ocasião", diz.
O uso do traje social nem sempre é necessário, principalmente se a vaga não fizer esta exigência. "Cada vaga exige um perfil e o candidato tem que estar de acordo com ela, porém, você pode usar um esporte chique ou só o esporte, sem parecer relaxado", explica a analista do Grupo Seres.
Acertos: opte por peças discretas, sociais, confortáveis e com tons neutros. "Fique atento ao aspecto visual da roupa e deixe tudo passado e limpo para não causar má impressão", diz Thais. Os sapatos também são foco. Eles devem estar limpos, preservados e não serem chamativos. Mulheres, deixem os saltos altos e finos em casa.
4- Tatuagens e piercings
Erros: deixá-los `a mostra sem nenhum tipo de cuidado com a imagem que se deseja passar na entrevista: "Não podemos exigir que o candidato tenha o estilo careta, mas não dá para chegar na entrevista com um piercing superextravagante", explica Maria Estela.
Acertos: retire os piercings que estejam em lugares muito evidentes (boca, nariz, língua) e que não sejam discretos, além de cobrir partes do corpo tatuadas, que podem que comprometer sua aparência.
5- A conversa
Erros: evite os extremos. Tagarelice ou timidez em excesso não são bem-vindas. "Em geral, pessoas que falam demais querem tentar provar para si mesmas que são capazes do que estão afirmando. Já quem fala de menos, pode deixar de passar alguma informação importante e decisiva para a contratação", explica a consultora da RP1.
Acertos: encontre o equilíbrio. "O certo é responder o que te perguntam de forma clara e objetiva, salientando como pode contribuir para a empresa. Divagar sobre si próprio ou falar somente o básico pode prejudicar seu desempenho", explica.
6-Detalhes da vaga Erros: muitos candidatos, por necessidade ou ansiedade, questionam o entrevistador sobre salário e benefícios logo no início da conversa. "Quando o candidato vai direto ao ponto parece que ele não está interessado na oportunidade ou em ser um bom profissional, mas somente nos valores", diz Maria Estela.
Acertos: aguarde o entrevistador abrir os detalhes da vaga. Se não ficar claro, pergunte. "O candidato pode e deve perguntar sobre a vaga e isso até demonstra interesse pela vaga e pela empresa, porém, as perguntas devem soar como dúvidas e, em momentos oportunos, e não podem, em hipótese alguma, parecer cobranças", explica Thais.
7- Assassinando a gramática
Erros: quando se está à procura de um emprego, é preciso dedicação. Não dá para ir à entrevista sem se preparar: "Cada vaga exige um perfil, mas é importante mostrar-se bem informado e disposto a aprender. Erros banais de língua portuguesa e falta de disposição são decisivos na hora da contratação", afirma Maria Estela.
Acertos: "o candidato precisa se adaptar a vaga que procura. Hoje em dia, o nível de instrução exigido é muito maior. O ideal é se informar sobre conhecimentos gerais e sobre o ramo da empresa. Além disso, assumir quando não sabe algo, mas mostrando interesse em aprender, é uma característica positiva".
A dica da analista de Rh Thais Soares é que o candidato fique atento a possíveis deslizes. "Se perceber que errou em algum momento, volte e se corrija de maneira educada, sem interromper o entrevistador", diz. 
8- Flagrado na mentira
Erros: jamais minta no seu currículo ou na entrevista sobre suas qualificações. "Muitas empresas colocam o candidato em teste prático logo na hora da dinâmica", alerta a consultora.
Acertos: exponha qualificações que você terá como comprovar, se for contratado. Faça sua apresentação de forma clara, convencendo o entrevistador de que você é o melhor candidato para a vaga. 
9-Postura desleixada
Erros: postura desengonçada, ombros caídos, voz trêmula, cotovelos na mesa, olhar disperso e mãos no rosto, em posição de tédio. "O candidato deve mostrar-se sempre confiante. Ficar corcunda, falando baixinho e com cara de medo não dá emprego para ninguém", explica Maria Estela.
Acertos: passe segurança para que o entrevistador visualize você na função da vaga. "Mantenha a postura ereta e firme, voz em tom natural e braços soltos, olhando sempre para o entrevistador", diz Maria Estela.
10-Atrasos
Erros: não chegar na hora combinada para a entrevista denota falta de dedicação e comprometimento com a ocasião. "Imprevistos acontecem, mas o entrevistado deve ser avisado", explica a consultora da RP1.
Acertos: compareça com 15 minutos, ao menos, de antecedência e informe-se se está no lugar certo. Isso evitará transtornos e nervosismo na hora da entrevista.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS