EFI - Alongamento: Seis dicas para fazer da forma correta

 
1- Alongue antes da musculação ou do treino aeróbico

Muita gente aprendeu que o alongamento deve ser realizado após as atividades físicas, mas não precisa ser sempre assim. Se os exercícios físicos forem intensos, o melhor é descansar em seguida, deixando de lado, inclusive o alongamento

O alongamento antes da musculação ou dos exercícios aeróbicos é recomendado como forma de preparar o corpo para movimentos mais amplos e também funciona como aquecimento. 

2- Comece a alongar antes de dormir

Um dos melhores momentos para fazer alongamento é minutos antes da hora de dormir. Os movimentos devem ser executados de forma passiva e tranquila. A execução dos movimentos para alongar é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e de ter um sono de maior qualidade.

3- Invista na aula de alongamento

Há tempos o alongamento é considerado uma modalidade e ganhou status de aula na academia. A aula usa exercícios que envolvem a mobilidade das articulações, aumentando a flexibilidade. Ela pode durar entre 30 minutos e uma hora.
As técnicas para alongar variam muito, podendo ser movimentos em que você mantém a posição por cinco ou dez segundos ou movimentos em que você fica entre dez e 40 segundos mantendo a posição, depois retorna a posição inicial.  

4- Respire direito e cuidado com a coluna enquanto alonga

A respiração é um fator importante para oxigenação do corpo enquanto você executa os movimentos. O ideal é expirar durante o movimento de alongamento, pois isso ajuda a relaxar.

5- Comece pelos músculos primários! 

Existe uma ordem que deve ser respeitada para atingir melhores resultados. Sempre comece pelos músculos primários (eles não têm esse nome à toa!), pois eles são os que participam mais intensamente da execução dos movimentos. Eles compreendem toda a musculatura superior das costas, peitoral, posterior das coxas e glúteos. Em seguida, movimente os músculos secundários, aqueles que auxiliam na movimentação, como bíceps e os músculos que envolvem os dedos e as mãos.

6- Não trabalhe a flexibilidade sem auxílio profissional 

O primeiro erro de quem vai alongar é trabalhar a sua flexibilidade sem nem um tipo de avaliação profissional. Além disso, o acompanhamento de um profissional para ensinar e auxiliar a execução dos exercícios é primordial. Depois que você já souber o passo a passo, pode repetir os movimentos em casa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as dicas!!!

Fernanda disse...

Gostei muito das dicas e ja senti um pouco de diferença na minha flexibilidade :)

Postar um comentário